Ô balancê, balancê: a torcida do Espanyol no ritmo de Gal Costa.

Poster do jogo, publicado em redes sociais pelo Espanyol
Poster do jogo, publicado em redes sociais pelo Espanyol: colagem de uma série de canhotos de ingressos e carnês.
  • Rolê do Fut Pop Clube pelo estádio do RCDE em tarde de Espanyol x Valladolid

image

CORNELLÀ – Impressionante como a “barra” do Espanyol de Barcelona não para. Puxados por um cara que funciona como um animador, os torcedores cantam o tempo todo, inclusive uma adaptação de Balancê, sucesso com Gal Costa. Em determinados monentos, uma animação de um periquito no telão estimula a galera a imitar o som de We Will Rock You. E no minuto 21 do primeiro tempo, sessenta segundos de palmas para Dani Jarque, jogador espanyolista que morreu muito jovem.

image

Arena moderna, que pode servir como exemplo de como serão os novos estádios brasileiros. E custou muito menos – como já tinha comentado o Carlos Lima e o Mauro Cezar confirmou, agora.

image
Confira comigo no replay, digo, no RT, o rolê do Fut Pop Clube pela tour que o RCD Espanyol promove no estádio novo, fora dias de jogos.


Publicado orginalmente em 15/11/2010

      Este slideshow necessita de JavaScript.

O Espanyol de Barcelona foi fundado em 28 de outubro de 1900, como Sociedade Española de Football. Hoje o nome completo do clube é grafado em catalão: Reial Club Deportiu Espanyol. E desde 2009 está de casa nova.

O estádio Cornellà-El Prat foi inaugurado em agosto de 2009 num amistoso contra o Liverpool. Os pericos (periquitos, apelido do Espanyol) venceram por 3×0.

Com capacidade para 40.500 espectadores, o estádio considerado 4 estrelas custou 65 milhões de euros – como chama a atenção o Blog de Carlos Lima, no site da ESPN – e está localizado exatamente entre os municípios de Cornellà, terra da excelente banda Estopa, e El Prat de Llobregat, onde fica o aeroporto de Barcelona. Daí o nome do estádio (ainda provisório, acredito eu). Para batizar a moderna arena, chegaram a ser cogitados os nomes do jogador Dani Jarque, capitão dos pericos que morreu na concentração pouco antes da abertura do novo campo, e Nuevo Sarrià – sim, era do Espanyol o local da derrota do Brasil para a Itália na Copa de 82, a chamada tragédia do Sarrià. Entre a demolição do Sarrià e a inauguração do Cornellà-El Prat, o Espanyol mandou seus jogos no estádio Olímpico de Montjuic, que é de 1929 e foi reformado para as Olimpíadas de 1992.


As atenções da mídia internacional se concentram no FC Barcelona? Sim. Mas a média de público do Espanyol é de matar de inveja muito grande brasileiro. O programa Sóc RCDE conta com 36.000 torcedores.
Parece distante do centro da capital catalã? Ok, sai “um pouco” do roteiro básico de turismo por Barcelona, mas o estádio está bem servido por redes de metrô e trem (confira o mapa no site do Espanyol).

E foi assim que o FutPopClube chegou ao Cornellà-El Prat em maio, para um rolê pela sede do Espanyol. Se o Museu do Barça é um dos mais visitados da Catalunha, o tour pelo novo estádio do RCD Espanyol inclui até vídeos de jogos em 3D!

      • O Espanyol ganhou 4 vezes a Copa do Rei: 1929, 1940, 2000 e 2006.
      • Na temporada passada, o uniforme alternativo do time tinha o amarelo em destaque.  Cor do primeiro uniforme do clube, fundado por universitários catalães.

LINKS:

image
Camisa do centenário do Espanyol, em 2000
image
Detalhe da camisa do centenário dos “pericos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s