Cachecol do Sporting Clube de Portugal, alusivo ao estádio Alvalade XXI, encontrado num bar do centro do Rio de Janeiro (o Casual). Por coincidência, o Alvalade XXI completou 9 anos esta semana.
No mesmo quarteirão, vi na Adega do Timão (!!!) um poster do Sporting e a flâmula abaixo, comemorativa da participação no Troféu Ramón de Carranza, em Cádiz, 1986 (aliás, hoje terminou a edição 2012 do tradicional torneio de verão espanhol. Deu Nacional da Ilha da Madeira).
O novo estádio do Sporting foi contruído para a Euro 2004 e inaugurado em 6 de agosto de 2003, com uma vitória da “equipa” da casa sobre o Manchester United por 3 a 1. Dentro do post, republico o rolê do Fut Pop Clube pelo Alvalade XXI.
Flâmula do Sporting Club de Portugal, grande rival do Benfica em Lisboa. O clube fundado em 1906 já faturou 18 campeonatos da liga portuguesa (o último em 2002). 15 Taças de Portugal (equivalente à nossa Copa do Brasil). Supertaças são 8. E uma Taça das Taças (Copa das Copas, ou Recopa) da Europa, em 1964.
O Sporting revelou Luís Figo e por lá passou o galático Cristiano Ronaldo, entre o Nacional da Ilha da Madeira e o Manchester United. Aliás, foi numa vitória de 3 golos a 1 sobre os encarnados de Madchester que os leões inauguraram em 6 de agosto de 2003 seu moderno estádio, Alvalade XXI, que substituiu o José Alvalade, de 10 de junho de 1956. No finalzinho da época 2009/2010, FutPopClube teve a oportunidade de acompanhar um jogo no novo Alvalade. O estádio desenhado pelo arquiteto Tomás Taveira é muito moderno, bonito, organizado, com centro comercial incluindo cinemas (Alvaláxia), loja do clube, restaurante com vista panorâmica – e tem metrô na porta.
Detalhe da fachada do Alvalade. Até o azulejo tem o símbolo do clube!
Alvaláxia – o shopping center dentro do estádio! Alô Brasil 2014! Acorda!
Vista do “relvado”, a partir do restaurante panorâmico do Alvalade. Aliás, a comida é muito boa. Praxe em Portugal.
Acima, detalhes das datas de inaugurações do velho e do novo Alvalade.
50.076 é a capacidade total da moderna – e cara -arena sportinguista. Os leões ainda não festejaram uma liga portuguesa na nova casa, construída para a Euro 2004.

LEIA MAIS:
- Evolução dos emblemas do Sporting, no site do clube.
- História dos estádios sportinguistas, no site oficial.
- Para quem se interessa pela arquitetura dos estádios, recomendo a leitura do especial do site World Stadiums, que detalha o projeto de Tomás Taveira (clique aqui)