
Em 18 de março, fez meio século que o Botafogo ganhou seu primeiro Torneio Rio-São Paulo. Em 1962, o Fogão tinha Garrincha, Nílton Santos, Didi, Zagallo, Quarentinha, Amarildo, etc… Na última rodada, bateu o Palmeiras – de virada – por 3×1 no Maracanã e ficou com a taça. Gols de Quarentinha, Valdemar contra e Amarildo para os campeões. Zequinha marcou o do alviverde.
A ótima seção “O Globo Há 50 anos”, no caderno de esportes de o “O Globo”, forneceu as escalações
Botafogo – Manga, Joel (Cacá), Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Aílton, Didi e Zagallo (Neivaldo); Garrincha, Quarentinha (China) e Amarildo.
Palmeiras – Valdir, Djalma Santos, Valdemar, Aldemar e Jorge; Zequinha e Chinesinho; Gildo (Zeola), Américo, Vavá e Geraldo II.
Que timaço tinha o alvinegro. “Botafogo, um grande campeão” foi a manchete da página de esportes de “O Globo”, em 19 de março de 1962. Caminhava para o bicampeonato carioca.
A narração do terceiro gol do Fogão – de Amarildo, o possesso – por Waldir Amaral é a primeira faixa de um CD lançado pela rádio Globo anos atrás: “30 Gols Históricos do Glorioso“, infelizmente esgotado. Mas dá para ler o post sobre as narrações aqui.