“E novamente ele chegou com inspiração…”

Ubirajara Alcântara, Aloísio, Fred, Reyes, Paulo Henrique, Liminha, Rodrigues Neto, Rogério, Caio (depois Samarone), Paulo César e Arilson (depois Fio). Com esse time, citado pelo excelente site Fla Estatística.com, em 15 de janeiro de 1972 o mais querido derrotou o glorioso Benfica por um a zero, em partida do Torneio Internacional de Verão do RJ, disputado no Maracanã. Esse Fio, que entrou no lugar de Arilson e fez o gol da vitória rubro-negra sobre os encarnados de Lisboa, é o Fio Maravilha, imortalizado no samba-rock superclássico do homem-gol da MPB, sucesso de público até hoje nos shows de Jorge Ben Jor, como o que Fut Pop Clube curtiu sábado, no Circo Voador. “Foi um gol de anjo/Um verdadeiro gol de placa”, escreveu Jorge Ben Jor, torcedor do Flamengo que chegou a jogar no clube de coração.
Como bem lembrou o Memória EC no mês passado, em janeiro fez 40 anos da “jogada celestial” que inspirou o “gol de classe” da música brasileira que fala de futebol. Jorge Ben Jor lançou “Fio Maravilha” pela primeira vez no discão “Ben” (capinha ao lado), no mesmo ano: 1972. Curioso: neste momento, não dá para dizer que Jorge Ben Jor está na mídia. Não é exatamente fácil ver e ouvir suas músicas nas emissoras. Mas lota duas noites no Circo Voador. A galera canta junto e dança sem parar músicas de vinte, trinta, quarenta anos atrás (já já vão para 50 anos os primeiros sambalanços de Ben). Imagine se este “Luau MTV”, gravado há pouco, arrebentar a boca do balão… Tomara!

Leia mais sobre o disco aqui. E ouça trechos aqui.

De acordo com o Fla Estatística, na sequência do Torneio Internacional de Verão do RJ, em 20/01/1972, o Flamengo ganhou do Vasco por 1×0 (gol de Paulo César Caju, um tricampeão do Mundo de 1970 então recém-contratado pelo CRF). Amuleto do time, Fio novamente chegou no meio da partida, desta vez no lugar de Caio. Com o resultado, o Fla ficou com a taça do Torneio Interancional de Verão.

Vale o clique:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s