
Na vitória deste sábado contra o Sporting de Gijón (2×1), o Real Madrid usou uma variação do seu atual uniforme 1, feito com material reciclado pela Adidas numa parceria com a Parley for the Oceans. Também reciclada foi a camisa vermelha que o Bayern de Munique usou no empate (1×1) contra o Hoffenheim, em 5 de novembro.
Os uniformes, usados apenas nessas únicas partidas, são produzidos a partir de detritos de plástico marinho, e já podem ser encontrados em lojas brasileiras. Segundo o Facebook do Real Madrid, cada camiseta usou 28 garrafas de plástico. Sustentável, mas nas lojas, para o torcedor, o preço é aquele mesmo. Alto.
Os distintivos dos clubes, as três listras da Adidas e as marcas dos patrocinadores – impressos à base de água – ficaram na mesma cor das camisas. Com a chuva em Madri, sumiu tudo. A camisa do Real ficou toda branca, com exceção dos números dos jogadores nas costas. O patrocinador não deve ter gostado muito, mas foi uma iniciativa única. Vale a boa intenção.
O Ocean Plastic foi criado a partir dos resíduos plásticos de poluição marinha interceptados pelas ações de limpeza feitas pela Parley nas áreas costeiras das Maldivas.