Publicado em 9 de setembro de 2011 e atualizado em junho de 2017



Já viu que, de vez em quando, a alvinegra Juventus de Turim joga com uma malha rosa? Cor do primeiro uniforme da Vecchia Signora. Com as seguidas lavagens, perdia a cor. O clube encomendou novos uniformes na Inglaterra. E acabou recebendo camisas com listras brancas e pretas, como o Notts County. Os uniformes bianconeri viraram marca registrada da Juve, clube mais popular da Itália. Por isso, o Notts County foi chamado para o jogo inaugural do novo estádio do clube de Turim: Juventus Stadium (Allianz Stadium a partir de 1º de julho de 2017), erguido no mesmo lugar do Stadio Delle Alpi (usado na Copa de 1990), que não caiu no gosto dos torcedores. A casa nova da Vecchia Signora tem aquele formato de arena, que dita a moda em estádios de futebol, sem pista de atletismo. Chama a atenção o custo, que não passou muito de 100 milhões de euros. Muito menos do que o dos estádios -digo, arenas- que estão sendo construídas no Brasil para a Copa de 2014. Sem mencionar a enésima e bilionária reforma do Maracanã.
O agora Allianz Stadium de Turim, tem capacidade para 41.500 #bianconeri, incluindo 4.000 cadeiras premium, 62 camarotes e oito áreas de negócios, o Juventus Museum, 31 bares e restaurantes, duas áreas para a criançada, nada menos que 10 Juventus Stores e vagas para 4.000 carros.
Em 156 jogos nos primeiros seis anos do estádio, lotação esgotada 130 vezes. Sem falar em seis títulos italianos seguidos e chegada a duas finais de Champions.
O estádio é bonito e bem confortável e mesmo numa noite de casa cheia, como foi Juve 1×0 Atalanta, jogo de comemoração do título de 2013-14, nada de fila em banheiros ou lanchonetes.
Excelente artigo no site globoesporte.com sobre o estádio da Juve:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2012/11/simples-barato-e-eficiente-estadio-do-juventus-tem-sucesso-imediato.html