Tour: Santiago Bernabéu e Real Madrid

Publicado em 22 de maio de 2010

O grande palco da final da Champions League 2010 !

O colossal Santiago Bernanbéu é o cenário da finalíssima da Champions League. Bayern de Munique x Internazionale. Times dirigidos por dois técnicos polêmicos: Louis Van Gaal e José Mourinho. Fut Pop Clube te convida para conhecer agora um pouco mais do estádio (que recebe uma final da principal competição europeia pela 4ª vez) e do seu milionário dono.

Demonstração de grandeza do Real: bandeira do Barcelona e outros clubes na fachada

Madri tem museus fantásticos e imensos, como o Reina Sofia, onde você pode ver “Guernica” de Picasso, em salas que mostram o horror, o horror da Guerra Civil Espanhola. E ainda um impressionante acervo de Miró, Dalí e outros craques da arte. O Museu fica na frente da lindíssima estação de trens Puerta de Atocha, um dos cenários de outro ataque horroroso: o 11 de março de 2004. Uma dica: ao contrário da maioria dos museus do mundo, abre às segundas-feiras.

Um programão para quem é louco por futebol é a Tour Bernabéu, no mítico estádio do Real Madrid. Funciona em quase todos os dias do ano, inclusive os de jogos, embora aí com horários restritos. Adultos pagam 15 euros. No ingresso, a imagem de um ídolo do Real que não foi contratado a peso de ouro ou milhões de euros. Advinhou? Raúl, claro.

Como em outras “tours” por grandes estádios, os visitantes percorrem uma rota que inclui vistas panorâmicas do Bernabéu (é realmente impactante), sala de imprensa, tribuna de honra, vestiários, e depois de subir o túnel que os jogadores usam para entrar em campo, dar uma pisadinha na lateral do gramado. E ainda se sentar no banco de reservas.

Mas o que mexe ainda mais com o visitante interessado na história do futebol e do Madrid, em especial, é o que o clube chama de exposição dos troféus. O Real diz que seu Museu ainda será construído. E essa exposição dá uma mostra do que virá por aí, um dia. É um show de taças, fotos e camisetas históricas, como essa aí da direita, de 1902. Repare no escudo… Em partidas oficiais, o clube usava o emblema da prefeitura de Madri. Monstros da bola como Puskas e Di Stéfano são homenageados. Conquistas individuais dos galáticos vão pra prateleira- inclusive prêmios que eles ganharam antes de defender o Real, como uma Bola de Ouro de Kaká (foto seguinte).

Chuteiras dos atuais galáticos também são exibidas. Olha aí do lado esquerdo: a roxa com detalhes em laranja são do Cristiano Ronaldo, estrela maior da companhia. As vermelhas são do Kaká. Também chama atenção um corredor com fotos tipo figurinha de todos os atletas que defenderam a equipe principal do Real Madrid… gente  como Zidane (ao lado direito).

Sem dúvida, os maiores orgulhos da coleção madridista são as nove copas europeias. Nove!

Esta semana, o clube lembrou os 50 anos de uma das maiores dessas conquistas. A final da Copa dos Campeões da Europa de 1960 (a Champions de hoje), e com goleada histórica: Real Madrid 7 x 3 Eintracht Frankfurt. Quatro gols de Puskas, três de Di Stéfano (saiba mais sobre essa partida no site do Real).

E pensar que ainda existe um pequeno estádio na Ciudad Real Madrid, o centro de treinamentos do clube, com um projeto de reforma e ampliação bacanérrimo. O nome do estádio? Alfredo Di Stéfano.

Camiseta de Di Stéfano, na temporada 56-57, na Tour Bernabéu

Link: página da Tour Bernabéu com fotos, informações e vídeos.

Um comentário sobre “Tour: Santiago Bernabéu e Real Madrid

  1. P.S. – e a tienda (loja) do Real também impressiona: “apenas” três andares…

Os comentários estão desativados.