A batalha campal entre torcedores de dois clubes de Londres num mata-mata da Copa da Liga Inglesa em 2009 pareceu um link para o filme Hooligans (também conhecido como Green Street Hooligans, em DVD da Califórnia Filmes). De bola rolando, essa ficção anglo-americana tem menos de 2 minutos. O foco é nas torcidas organizadas (“firms”, na Inglaterra), mesmo na hora do gol do West Ham United, da zona leste de Londres. Em especial, de uma torcida do West Ham (Green Street Elite, inventada para o filme, mas certamente não muito diferente das organizadas da vida real) e suas desavenças com facções de seguidores de Birmingham, Manchester United, Tottenham Hotspur e, principalmente, Milwall, que faz o derby do leste de Londres contra o West Ham – na vida real, foi o encontro de 2009 entre West Ham e Milwall que terminou em pancadaria fora do estádio E dentro do gramado.
O filme começa e termina com muita pancandaria (sua diretora, a alemã Lexi Alexander, foi campeã de kickboxing). Elijah Wood faz um estudante americano de jornalismo expulso de Harvard que procura a irmã em Londres e acaba se envolvendo com a organizada. E dá-lhe clichê: traição, lealdade, amizade, alcoolismo e pitada de amor e família. E mais pancadaria.
Como quase sempre acontece em ficções que tocam em assuntos reais, a recepção a Hooligans, o filme, não foi amistosa entre os clubes abordados (West Ham e Milwall) e comerciantes da Green Street, de Londres, que reclamaram da imagem da região passada pelo filme, equivocada segundo eles.
Hooligans é de 2005. Em 2009, saiu Hooligans 2, passado em presídio…
LINKS:
Site da Califórnia Filmes com trailer legendado (pesquise Hooligans).
Site oficial do filme, com trailer em inglês.
Site da BBC lista várias resenhas sobre Hooligans (e a maioria não é positiva).
Destaque para a belo hino da torcida do Hammers : “Forever bubbles in the air”