Campeonato Carioca de 1974: o 17º título do Flamengo.

Os campeões do Rio em 1974 https://www.facebook.com/FlamengoOficial?fref=ts
Os campeões do Rio em 1974 https://www.facebook.com/FlamengoOficial?fref=ts

Um pouquinho antes do Natal de 2014, o Flamengo fez uma bela surpresa para Zico, Júnior, Jayme e outros campeões cariocas de 1974. Infelizmente, alguns jogadores importantes na conquista já morreram: o meia Geraldo, o atacante argentino Doval, o volante Liminha.

O título carioca de 1974 foi o primeiro do camisa 10 da Gávea como titular. O primeiro de muitos do lateral Júnior. Também o primeiro do zagueiro Jayme e do saudoso Geraldo – que era conhecido como Assoviador. Um dos mais promissores jogadores brasileiros na época, Geraldo Assoviador morreu em 1976. Choque anafilático numa cirurgia de amígdalas.

Sabe quem estava no elenco? Um lateral esquerdo chamado Vanderlei, hoje mais conhecido pelo sobrenome: Luxemburgo. O hoje treinador era reserva, jogava às vezes.
O Mengo garantiu a taça com um empate sem gols contra o Vasco, diante de mais de 165 mil pessoas (!!!) no Maracanã, no triangular que decidiu o campeonato. O América, campeão da Taça Guanabara, também estava na fase decisiva, olha só!

O Flamengo jogou com Renato, Júnior, Jayme, Luiz Carlos e Rodrigues Neto; Zé Mário, Geraldo e Zico; Paulinho, Édson e Julinho (depois Ivanir). O técnico campeão era Joubert.
O Vascão tinha Andrada, Fidélis, Miguel, Moisés, Alfinete, Alcir, Zanata e Luís Carlos (Jair Pereira entrou); Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Galdino (depois Bill). O técnico era Mário Travaglini, que morreu agora em fevereiro de 2014.

Você vê, 165 mil no Maraca. Os estaduais tinham outra importância. Agora em dezembro também fez 40 anos do título do Paulista de 74, que o Palmeiras ganhou num Morumbi lotado de corintianos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s