Semana de um grande clássico do futebol mundial nas eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2010. É sábado à noite, Argentina e Brasil, no mesmo Gigante de Arroyito da triste “Batalha de Rosário”, aquele violento 0x0 na Copa do Mundo de 78. Como torcedor da Seleção Brasileira e simpatizante do bom futebol argentino, espero que, do lado verde-amarelo, Kaká, Robinho, Luís Fabiano etc, e do lado alviceleste Messi e cia façam do grande clássico de sábado um belo espetáculo de bola rolando, e não um festival de entradas desleais.
Brasil e Argentina já se enfrentaram 92 vezes. O Brasil venceu 36, a Argentina 33. Empates: 23, informa a página sobre confrontos da Seleção, no site da CBF.
Leitor, de qual jogo entre as duas seleções você tem melhores lembranças? Pode refrescar a memória aqui (lista completa) ou aqui (vídeo dos 4 duelos em Copas, do Esporte Espetacular).
Como jogo de futebol, o 3 a 1 na Copa da espanha. Me lembro que foi uma aula de futebol que ainda terminou com o Maradona sendo expulso por entrada violenta.
Mas profissionalmente, um 2 a 2 no estádio do Velez Sarsfield. Foi a estréia do Cafu no time principal, o técnico era o Falcão e minha segunda cobertura internacional da Seleção…
Minha memória maior da Copa de 82 é a tragédia do Sarriá, Fernando. E aquela capa do Jornal da Tarde, com o menino chorando a derrota para a Itália.
Quanto à Brasil x Argentina, lembra mais do clima de tensão da Batalha de Rosário e da escalação de Chicão. Recentemente, o chocolate na final da Copa das Confederações, um passeio. A emocionante vitória na penúltima Copa América, depois daquele empate nos últimos segundos… Aquele 3×0 com show de Kaká, no amistoso disputado na Europa. E de um amistoso de 1999 em Porto Alegre, grande atuação do Rivaldo.