Manu Chao & Radio Bemba Sound System: São Paulo, 11/02/09

Nesta terça-feira, Manu Chao e sua entrosada banda Radio Bemba Sound System apresentaram pela primeira vez em São Paulo a turnê do disco “La Radiolinaingresso-manu-chao2” – em 2008, ele esteve no Festival de Verão de Salvador. O show começou por volta de 22h15 da noite e só terminou à 0h50. Inacreditáveis 155 minutos de bola rolando, digo, de espetáculo, no abafado Espaço das Américas, local também da última apresentação paulistana do franco-espanhol.  Manu e sua torre de babel musical passaram a limpo quase todo o repertório dos discos “Clandestino”, “Próxima Estación: Esperanza” e “La Radiolina”, com direito ainda a hits da banda anterior do cantor,  Mano Negra, como “Mala Vida”. Passaram a limpo, mesmo, porque as canções ganham arranjos diferentes das versões de estúdio. Se você ouviu o álbum “Clandestino” e nunca foi a um show de Manu, esqueça a impressão. No palco, musiquinhas acústicas e doces podem virar parte de uma massaroca sonora que inclui reggae, hardcore, ska, salsa, rumba, son, flamenco … é difícil ficar parado. “Me Llaman Calle” e “La Vida Tombola”, aquela sobre o Maradona, mais intimistas, perdem um pouco num show dessas dimensões. Na banda Radio Bemba, queria destacar principalmente o carisma e o talento do guitarrista Madjid, capaz tanto de um ataque de guitarra furioso e veloz numa Gibson SG como esmerilhar no violão flamenco, como em “Rumba de Barcelona” e , especialmente, “Clandestino”. Momento meigo: “Welcome to Tijuana” (aqui, você tem um link para um programa do Channel4 inglês chamado Live From Abbey Road). A lista dos shows no Brasil você encontra num texto anterior, entitulado “Manu Chao”. Quem passar o Carnaval no Recife que abra o olho, porque Manu deve tocar com o grupo  Mundo Livre S/A. Para quem não conseguir pegar carona na turnê, recomendo o DVD da turnê anterior, lançado no Brasil – muito mais curto que o show de S.Paulo!

PRÓXIMOS SHOWS DA TURNÊ:

sábado, 14/2/09: Aracaju

segunda, 16/2/09: Brasília

terça, 17/2/09: Curitiba

quinta, 19/2/09: Rio de Janeiro (Fundição Progresso)

sexta, 20/2/09: Balneário Camboriú, SC

segunda, 23/2/09: Recife

8 comentários sobre “Manu Chao & Radio Bemba Sound System: São Paulo, 11/02/09

  1. Ahhh, esse show eu queria ter visto. Ele já tem vários clássicos mundrungos.
    E você esqueceu de falar da camiseta, que é bem legal.
    Parabéns pelo blog novo!

  2. Dá um pulinho no Rio no meio da semana que vem… hahaha. Show na Fundição Progresso… ou pula o carnaval no Recife… esses shows prometem! E ele não é bobo, já vem no verão, perto do Carnaval…

  3. Jotinha,
    Através do seu texto, visualizei e senti toda a emoção do show do Mano. Ele é bom demais! Tomara que na próxima visita dele ao Ceará, role um show assim. Beijosss!!
    Ana Quezado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.