Cento e vinte e uma vezes Flamengo

O Flamengo faz aniversário em 15 de novembro. Em 2016, o rubro-negro está completando 121 anos de praia. O Fla é um dos clubes mais cantados pelo timaço da MPB FC, juntamente como o Corinthians, como já mostraram pesquisadores como Beto Xavier. São centenas de canções sobre o clube, jogadores, torcida. Em mensagem pro blog, o pesquisador Paulo Tinoco fala em 550 músicas, incluindo regravações. Separamos quatro discos de nossa coleção que fazem homenagens ao mais querido.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um dos favoritos da casa é o “Pintando o Oito”, disco de 1983 em que logo na capa o Moraes Moreira deixa clara, ou melhor rubro-negra sua paixão pelo Flamengo. É nesse vinil que Moraes lançou a linda “Saudades do Galinho”, que escreveu quando Zico foi negociado com a Udinese. O eterno novo baiano já imaginava a volta do Galinho.

20161114_080202

Jorge Ben Jor, que chegou a jogar na base do Fla como ponta-direita, gravou muitas músicas sobre o seu time de coração (inclusive uma versão acústica do hino popular, o de Lamartine Babo). No espetacular álbum de 1969, intitulado apenas Jorge Ben, paixão declarada também na capa e na letra do clássico “País Tropical”. Esse pedaço de vinil foi relançado há pouco tempo pela Polysom.

20161114_080252

Bebeto – não o jogador, mas o samba-rocker altamente influenciado por Jorge Ben- lançou em 1980 a canção “Flamengão”, que escreveu com Ney Velloso, no LP “Malícia”. Cita jogadores daquela geração que seria campeã de tudo: Zico, Cláudio Adão, Carpegiani (depois técnico campeão mundial no Japão em 1981) e até o Manguito.

 

20161114_080359Esse Flamengão do final dos 70/começo dos 80 também inspirou João Nogueira, na regravação do clássico “Samba Rubro-Negro” (de Wilson Batista e Jorge de Castro), no disco “Clube do Samba”, de 1979. Saem Rubens, Dequinha e Pavão da letra original e entram Zico, Adílio e Adão. Difícil não cair no samba!

Parabéns a todos os flamenguistas.

2 comentários sobre “Cento e vinte e uma vezes Flamengo

  1. Olá, amigo.

    Minha pesquisa continua e atualmente já cheguei em 550 canções referentes ao Clube de Regatas do Flamengo. Abração e valeu pelo post.

    Paulo Tinoco / Macaé.RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s