
Olha só, os “Geraldinos” foram parar em Bilbao! Quer dizer, depois de passar nos festivais Offside de Barcelona e 11mm de Berlim, o documentário sobre antiga geral do Maracanã vai passar nesta terça-feira, na quarta edição do Thinking Football Film Festival, promovido pela fundação do Athletic Club. A mostra bilbaína começa nesta segunda, dia 4 de abril, e vai até 19 de abril, com sessões sempre às segundas e terças. Pedro Asbeg, diretor de “Geraldinos” com Renato Martins, ganhou o prêmio do público ano passado com “Democracia em Preto e Branco”.
O filme de abertura é “I Believe In Miracles”, documentário sobre a era Brian Clough no Nottingham Forest.
O Thinking Football – que tive o prazer de conhecer em 2014 – também vai ter produções da França, Itália e Espanha.
Tem animação (“Watching the Ball”)…
… “O Futebol”, reencontro de pai e filho, na Copa de 2014 aqui no Brasil…
dois programas da série Destino Futebol, da ESPN: ‘Sócrates, o artista do Futebol’ e ‘El viaje de San Marino’.
Outra boa série da ESPN, “30×30”, está representada pelo documentário “White, Blue and White”, sobre Osvaldo Ardiles, campeão mundial em 1978 contratado pelo Tottenham Hotspur junto com Ricardo Villa, e como ele teve que lidar com a Guerra das Malvinas sendo um argentino jogando na Inglaterra.
E uma excelente série documental espanhola, Informe Robinson, comparece ao festival de Bilbao com dois programas: “La leyenda de Tittishev”, sobre Steve Davies, torcedor que consegue jogar um amistoso com seu West Ham e “La Lazio de las pistolas”, sobre o elenco da Lazio do final dos setenta, dividida em dois grupos.
Tem o doc sobre Gascoine …
…e “Una maravigliosa stagione fallimentare” sobre o Bari, vencedor no 11 mm, em Berlim, entre outros. Confira a programação completa aqui.
Agora, uma excelente notícia pra quem está louco pra ver “Geraldinos”, como eu: o filme entra em circuito no Brasil neste mês! Gooool!