Torcida única: solução pra quem?

4 de abril de 2016

Pra começo de conversa, é lamentável receber todo domingo logo cedo notícias de brigas de torcidas organizadas Brasil afora. Algo que volta à parte policial dos meios de comunicação agora que os estaduais se aproximam da reta final. Semana passada, foi em BH. Ontem, na Grande São Paulo. E olha aí, saiu esta noite a reação da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo aos confrontos antes do dérbi Palmeiras x Corinthians: a partir de agora e até o fim de 2016, os clássicos envolvendo os quatro maiores times do estado vão ser disputados com torcida única.

Uma medida há tempos discutida (e discutível), que pode até diminuir, mas não vai acabar por si só com as brigas de torcedores longe do estádio, em estações de transporte e praças, como foram os três principais confrontos de torcedores ontem.

Pode ter clássico de torcida única, mas quem garante que quem quiser sair de casa pra brigar não vai se reunir  em outro canto?

Outra medida polêmica: já a partir desta terça-feira, em que o São Paulo vai receber o Trujillanos, as torcidas estão proibidas de entrar nos estádios paulistas com faixas, instrumentos ou outros objetos que as identifiquem. Em qualquer jogo, com qualquer time, inclusive de outro estado ou país, no estado de S.Paulo.

Fim das bilheterias – E a partir do Brasileirão, que começa em maio, venda de ingressos no estado de S.Paulo só pela internet. O objetivo das autoridades de segurança é coibir a doação de ingressos por diretorias de clubes a torcedores organizados. Radical essa medida, seu objetivo é válido, mas sempre vai ter um jeitinho de driblar.

O negócio é dar segurança para todos – principalmente pra quem não quer saber de brigas e sequer de futebol, mas precisa pegar o trem e o metrô em dia de jogo grande.

Desde 2010, 113 pessoas morreram por causa da violência de torcidas no Brasil. O número de punições é baixo: 3 por cento dos casos, em 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s