Música de chuteiras

???????????????????????????????
Ninguém aguenta mais ouvir a melô que começa com “Eu sou brasileiro…” nos estádios. A falta de bons refrões no gogó da torcida brasileira virou quase assunto de estado. Patrocinadores resolveram sugerir algumas letras, como se fossem encartes dos queridos discos de vinil. Talvez as torcidas organizadas dos principais clubes do país poderiam selar a paz e ensaiar algumas musiquinhas para embalar a Seleção. Utopia, eu sei. Na goleada contra Camarões, pelo menos rolou “o campeão voltou”. Calma lá. Confesso que temo o show da torcida do Chile no jogo de sábado no Mineirão… E se o Brasil vai passando e pega a Colômbia ou Uruguai nas quartas e mais pra frente, chega a uma final contra a Argentina? A torcida vai ter que jogar junto. Ok, tem rolado o clássico do Neguinho da Beija-Flor, “Domingo (Eu Vou Maracanã)”. Poderia rolar “Fio Maravilha”, “Umbarauma” (entre tantas do mestre Jorge Ben Jor), “Voa Canarinho”, um trecho do hino (…”pátria amada Brasil!), tantos sambas… beto xavierQuem sabe, uma passadinha na exposição Música de Chuteiras, que fica até o final da Copa no Sesc Pompeia, zona oeste de São Paulo, possa inspirar o 12º jogador canarinho. É de graça. Vou tratar dessa mostra ainda neste post, mas antes queria comentar uma curiosidade. São tantas músicas brasileiras sobre futebol, pelo menos desde os tempos de Friedenreich – tantas, que há 2 livros sobre a relação música/futebol, o do Assis Angelo e o do Beto Xavier, que aliás, é um dos consultores da mostra do Sesc – mas para esta Copa, não apareceu quase nada. Tem um bom jingle do banco que patrocina a Seleção… recebi também um samba funk do João Damásio, cantor e compositor de Campos (RJ).

A expo Música de Chuteiras tem curadoria de Marecelo Duarte (“O Guia dos Curiosos”, “Loucos por Futebol”), projeto cenográfico de Álvaro Razuk, consultoria do jornalista Beto Xavier (autor do livro e do blog “Futebol no Mais da Música”) e do colecionador Francisco Antônio Neto, dono de um acervo impressionante. O próprio curador Marcelo Duarte ajuda com sua coleção (que começou com o pai), ponto de partida da mostra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um grito de torcida é ouvido no bairro da Pompeia. Mas o novo estádio do Palmeiras não está pronto. O som vem da rua Clélia, vem do Sesc, vizinho do velho Palestra Itália, da futura Arena Allianz Parque. Tem cabines para ver depoimentos sobre essa parceria som e bola. Mas o must da exposição são quatro mesas multimídias, interativas, estilo museu do Barcelona! Uma delas tem as músicas que embalaram a seleção. Desde “Deixa Falar”, sucesso na voz de Carmen Miranda, sobre o diamante Leônidas. Tem os hinos das 32 seleções participantes do Mundial 2014. Tem as músicas oficiais das Copas, algo que a FIfa começou a promover em 1962, no Chile. E uma mesa só sobre curiosidades. Como a brincadeira que os craques do tri no México 70 fizeram com o cantor Wilson Simonal. Ele caiu na conversa que poderia ser convocado! Foi lá que conheci este som da banda alemã Sportfreunde Stiller. ’54, ’74, ’90, 2006. Nos 3 primeiros anos, deu Alemanha. Em 2006, não deu. 2014? Veremos.

Você pode passar só alguns minutos pela expo  Música de Chuteiras ou pode passar umas boas horas no Sesc Pompeia, apertando todas as telas das mesas interativas. Mas se você gosta de música & futebol, passe lá, vale a pena.

2 comentários sobre “Música de chuteiras

  1. João Ricardo, um amigão meu, músico (compositor e cantor) aqui de Campos dos Goytacazes-RJ, fez uma bela, lindíssima música, prá cima, super animada, para a seleção na Copa!

    Veja o vídeo com o clip, q já está com mais de 10 mil visualizações no You Tube:

    Ele esteve na Granja Comary e conseguiu fazer chegar CD’s com a música ao Daniel Alves, que ficou de distribuir entre os outros jogadores!

    Eu, que sou metido a compositor também, fiz esta aqui ó:

    Um abração!

    Wesley

  2. Grande Wesley. Citei a música do seu amigo no interior do texto, dá uma olhada.
    Vou curtir a sua também!
    Grande abraço e obrigado pela dica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s