
- Estádio Mestalla
- Proprietário: Valencia
- Capacidade: 55 mil torcedores.
- Inauguração: 20 de maio de 1923. O Valencia enfrentou o Levante, também da cidade.
- Com a demolição do velho San Mamés, que era de 1913, o Mestalla passou a ser o estádio mais antigo da Espanha.
- Na Copa de 1982, recebeu os 3 jogos da Espanha na primeira fase.
- Finais da Copa do Rei: 10, incluindo a decisão entre Barcelona e Real Madrid, 16 de abril de 2014.
- Em 2011, outro #ElClásico em Mestalla decidiu #LaCopa. E deu Real Madrid.

Confira a galeria de fotos da visita que o Fut Pop Clube fez ao campo de Mestalla em março de 2013, antes do atual visual, em que predominam as cores laranja e branca – além de um morcego gigante pintado nas arquibancadas.
É possível visitar o estádio fora dos horários de jogos. Agora se chama Mestalla Forever Your e custa 9,80 euros para adultos. Mais informações aqui.
A minha visita foi guiada por uma gentil funcionária – e torcedora – do Valencia. Muito bem informada sobre a história e o presente do clube.
O tradicional passeio por camarotes, tribuna VIP, sala de imprensa, vestiários, uma voltinha pela beirada do campo. Tem até uma capela.

Tem troféus e um pouco de memorabilia. Homenagens a Kempes, o argentino que brilhou no Valencia no final dos 70.
Mas quem quiser se aprofundar na história visual do Valencia e do estádio Mestalla não deve deixar de visitar o último andar do Museo de las Ciencias Príncipe Felipe, na Ciudad de las Artes e las Ciencias -cartão postal da cidade. Tem muito mais memorabilia. Mais homenagens a Kempes…

Figurinhas, flâmulas, camisas, brinquedos como #futbolín (pebolim), taças, capas de jornais esportivos sobre os títulos do clube e cartazes promocionais de jogos – muito bonitos.


Voltando ao Mestalla, na partida que assisti, Valencia 3×0 Betis na temporada 2012/13, teve banda de música no intervalo!
Coincidência ou não, era a época das Fallas, a maior festa de Valência. A cidade fica lotada de turistas para ver os fogos e os monumentos, estas imagens satíricas gigantes, que ocupam as ruas. Os hotéis ficam cheios, o preço sobe, mas vale a pena. Animação garantida até no Metrô!

- Muitas outras fotos dessa visita podem ser vistas num álbum na página do Fut Pop Clube no Facebook. Clique aqui.