
Dois de outubro de 1960: o são-paulino Peixinho mergulhou para fazer de cabeça o gol da vitória do tricolor contra o Sporting Clube de Portugal. Era o amistoso de inauguração do Morumbi. Arnaldo Poffo Garcia fez o primeiro tento do estádio e imortalizou a expressão ‘gol de Peixinho’.
O que pouca gente hoje em dia sabe é que o houve um segundo amistoso de inauguração, sete dias depois: São Paulo x Nacional de Montevidéu. Esse segundo amistoso aparece no cartaz acima, divulgado pelo site do São Paulo, num trabalho de Michael Serra, do Arquivo Histórico do clube, e republicado pela página oficial do ex-goleiro Zetti no Facebook. E nesse jogo contra o Nacional, quase que o Pelé vestiu a camisa tricolor, como publiquei num post anterior. Mas Djalma Santos, Julinho Botelho (então do Palmeiras) e Almir (na época, do Corinthians) foram emprestados para esse amistoso. Algo inimaginável hoje.
- Saiba mais sobre o segundo amistoso aqui.
- Clique para ver mais fotos antigas do Morumbi: http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/morumbi/2013/10/2/morumbi-53-anos-se-e-um-sonho,-que-seja-grande!/