Anima Mundi 2012 em São Paulo

Paro a bola no meio de campo para falar de cinema. De animação.


Começou a edição paulista do Anima Mundi, no Memorial da América Latina (Metrô: Barra Funda) e no CCBB.

Tive a oportunidade de acompanhar um “Papo Animado” com a diretora Sarah Cox, que mostrou curtas muito bem feitos, com forte mensagem, e um projeto sensacional: o Tate Movie Project, que estimulou crianças de toda a Inglaterra a participar de uma animação. E o resultado, “The Itch of the Golden Nit” (“A Coceira da Lêndea Dourada“). Veja trechos aqui. Impressionante a qualidade de tudo que envolve a Aardman Animations, parceira do filme.

Abaixo, o trailer do filme que venceu o festival no Rio: “Head Over Heels”, trabalho de graduação do diretor Tim Reckart na National Film and Television School, NFTS, na Inglaterra.


A sinopse de “Head Over Heels”, curta de 10 minutos: um homem e sua esposa vêm se distanciado ao longo do tempo. Ele vive no térreo, ela vive no teto, e o casamento mal se equilibra. Essa produção britânica está na sessão ‘Curtas 7’ (quinta-feira, 18h, sala 1 do Memorial; sábado, 19h30, na sala 3). Os ingressos custam 8 reais. Meia: quatro.
Também chamo a atenção para a sessão “Comerciais da Aardman” – a fantástica produtora da série de TV e cinema Wallace & Gromit e de longas como “Piratas Pirados” e “A Fuga das Galinhas”. Aliás, vejo no site de Tim Reckart que ele tem experiência na Aardman, premiado estúdio de animação de Bristol. Atenção que essa sessão é no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil. Quinta, às 17 h.

Veja aqui o trailer de “A Morning Stroll”, de Grant Orchard, prêmio de melhor direção no Anima Mundi no Rio, que completou 20 anos!

Aqui, o trailer do espanhol “Rugas” (“Arrugas”), de Ignacio Ferreras, vencedor na categoria de longas adultos. Belo filme. Roteiro, edição, arte: tudo é 10. E o tema – doloroso – emocionou muitos espectadores, tenho certeza.

“O Grande Evento” , de Thomas Larson, foi a melhor animação brasileira no Rio.

Aos poucos, vou tentar atualizar o blog com mais dicas do festival. É bom não esquecer que nem toda animação é para criança. Tem muito filme só pra adulto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.