O blog Fut Pop Clube saúda os campeões da “época” (temporada) 2011-2012, nas principais ligas e copas do futebol europeu (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França, Portugal, Holanda, mais Champions e Liga Europa).
- Académica de Coimbra – a “Briosa” do belíssimo distintivo que abre o slide show conquistou neste domingo a Taça de Portugal, depois de 73 anos de jejum!
- Ajax – bicampeão holandês (31º título nacional). A Copa KNVB ficou com o PSV Eindhoven.
- Atlético de Madrid – campeão da Europa League pela segunda vez.
- Borussia Dortmund – bicampeão alemão. De quebra, ainda ganhou a Copa da Alemanha com uma goleada sobre o Bayern de Munique, vice na Bundesliga, na Copa da Alemanha e na Champions League.
- Chelsea – o novo integrante da galeria dos campeões da Liga/Copa dos Campeões! Os Blues também ganharam a Copa da Inglaterra / FA Cup, derrotando o Liverpool (os reds só levaram a Copa da Liga Inglesa)
- Futebol Clube do Porto – bicampeão português.
- Juventus FC – campeã italiana invicta! A temporada da Velha Senhora só não terminou melhor porque perdeu hoje a Coppa da Itália para o Napoli. E o rival de Turim, o Torino, subiu para série A.
- Manchester City – campeão inglês depois de 44 anos, num passeio “com emoção”.
- Montpellier – campeão francês pela primeira vez, desbancando o alto investimento dos novos donos do PSG. Que viu o Lyon ganhar a Copa da França (o Olympique Lyonnais também faturou o bi da Champions feminina). E o Olympique de Marselha levou a Copa da Liga.
- Napoli – conquistou hoje a Coppa italiana, a TIM Cup, derrotando a Juve de Alex Del Piero. A primeira taça napolitana depois da era Maradona. Ô time raçudo, ô festa que os “tifosi” fazem no San Paolo!
- and last, but not the least, Real Madrid – campeão espanhol pela 32ª vez, destronando o inesquecível Pep Team do Barcelona então tricampeão. Foi uma campanha fantástica: 100 pontos, 121 gols! Mas o Barça ainda pode ganhar a 14ª e última copa da era Guardiola. Na sexta-feira, decide a Copa do Rei contra o loco Athletic Club, de Bilbao – e Bielsa. O feio foi o Real se recusar a ceder o Berabéu, templo do futebol espanhol, para esta final, que será disputada no Vicente Calderón, do Atlético de Madrid! Interessante duelo entre Loco Bielsa e um admirador – Guardiola, que se despedirá de vez dessa passagem pelo Camp Nou. Imperdível!
- Siga o Fut Pop Clube no Twitter: @BlogsDoJRLIMA