“Todo craque que sabe o que quer / Tacuara nem tem que correr / O melhor é chutar já daqui / De pé esquerdo / Direto à baliza / Na justa medida / Tacuara nem tem que correr / Tacuara põe o Benfica a correr / Cardozo! Benfica!”
É com uma divertida adaptação da letra de “Cama e Mesa”, sucesso do rei Roberto Carlos, que o meu xará português, o locutor esportivo João Ricardo Pateiro narra os “golos” do “avançado” paraguaio do Benfica, Óscar Cardozo, o “Tacuara“. Conheci o curioso e excelente trabalho do narrador português no programa “Futebol no Mundo”. João Ricardo Pateiro, da rádio portuguesa TSF, adapta e canta músicas para outros goleadores dos times portugueses, como :
- Saviola, Nolito e Gaitán, do mesmo Benfica,
- Matías Fernández, do Sporting
- Lima, do Sporting Braga
- Falcão García, que foi ídolo do Porto e hoje está no Atlético de Madrid
- Hulk e João Moutinho, do Porto – aliás, a narração de um “golo” de João Moutinho contra o Paços Ferreira foi a eleita a melhor do ano pelo Futebol no Mundo (ouça aqui no site da rádio TSF)
Olha, ou melhor, escuta… há muito tempo não lembro de ouvir uma narração de futebol tão criativa! Mais exatamente, desde a transmissão discotèque, livre, leve e solta de Osmar Santos, o pai da matéria, que revolucionou o rádio esportivo brasileiro nos anos 70.
Taí, pode ser uma boa tentar ouvir um dos clássicos portugueses, entre encarnados, dragões e leões pelo site da TSF, na voz do meu xará, o “comentador” João Ricardo Pateiro.
Clique para ouvir na voz de João Ricardo Pateiro:
- gol de Falcão García, ex-Porto
- de Gaitán do Benfica
- gol de Hulk do Porto
- gol de Nolito, do Benfica
- gol de Óscar Cardozo, do Benfica
Leia também:
- Gols históricos. Narrações para sempre. Sobre a série de CDs com áudios de gols históricos dos maiores times do Rio: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
- Curiosas canções com narrações de gols
- Vinilmania, rádio e Copa de 1958
- Livro sobre José Carlos Araújo
S E N S A CI O N A L !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Demais, não, seu Domingos?
Feliz Natal para o senhor!
Cara, que COMÉDIA!!! Muito bom…
Não é?