Perdão, Messi, melhor jogador do mundo. Perdão, Brasil, pentacampeão mundial. Hoje a melhor seleção do continente é a do Uruguai, quarto colocado no Mundial 2010 e agora, campeão da Copa América 2011 – de novo ficando na frente dos dois arquirrivais históricos, a Argentina albiceleste e o Brasil canarinho. Raça, muita raça – com os 11 da Celeste não tem bola perdida – e excelente futebol traduzem hoje o futebol charrúa.
Que primeiro tempo arrasador fez o Uruguai na final contra o Paraguai, disputada no Monumental de Nuñez. Que bolão joga o Luisito Suárez, raçudo e talentoso atacante hoje no Liverpool. Que golaço, o que abriu a grande vitória celeste em Buenos Aires! Melhor jogador e vice-artilheiro da competição. Que líder é Diego Forlán, que enfim desencantou na Copa América, com dois belos gols, um deles com assistência de Suárez. Que Copa ergueu o capitão Diego Lugano – um zagueiro que quando chegou ao São Paulo era tido como “o jogador do presidente”. Bom, então, que presidente o do São Paulo por ter apostado num cara que não tem medo de cara feia, defende sua seleção como se fosse o último prato de comida, e ainda leva muito perigo lá na frente com suas cabeçadas na bola aérea geralmente levantada por Forlán. Que goleiro bom (e sortudo) o Muslera, herói da classificação contra a dona da casa na quartas. Que campeão este Uruguai, agora o maior papão da Copa América. Já são 15 taças, contra 14 da Argentina e 8 do Brasil.
Parabéns, Muslera, Maxi Pereira, Diego Lugano, Sebastian Coates (prêmio de melhor jogador jovem), Cáceres (depois Godin), Diego Pérez (depois o bom Eguren), Arévalo Ríos, Álvaro Pereira (depois Cavani), and last but not the least, Luís Suárez e Diego Forlán. Parabéns, Loco Abreu. Parabéns, Oscar Tabárez.
Parabéns Pedro Rocha, Pablo Forlán, Darío Pereyra, Rodolfo Rodriguez, Revetria, Hugo De León, Anchieta e tantos outros uruguaios que emprestaram sua inacreditável garra a clubes brasileiros. Vocês também são campeões.
E olha… Copa do Mundo no Brasil em 3 anos… final do Maracanã… Incluo a Celeste Olímpica entre as seleções favoritas. E não é só por superstição, não.
É pelo futebol. É pela garra. Pela determinação. Mas antes há uma longa eliminatória pela frente.
OS TÍTULOS DO URUGUAI NA COPA AMÉRICA
(Campeonato Sul-americano até 1967)
- 1916 (na Argentina)
- 1917 (no Uruguai)
- 1920 (no Chile)
- 1923 (no Uruguai)
- 1924 (de novo em casa)
- 1926 (no Chile)
- 1935 (no Peru)
- 1942 (em casa)
- 1956 (em casa)
- 1959/edição extra (no Equador)
- 1967 (em casa)
- 1983
- 1987 (na Argentina)
- 1995 (no Uruguai)
- 2011 na Argentina pela 3ª vez
- O site do jornal madrilenho Marca destaca que a família de Diego Forlán ganha a Copa América pela 3ª vez. Primeiro, foi o avô materno, Jua Carlos Corazo. Depois, o pai, Pablo Forlán, lateral que se destacou no Penãrol e no São Paulo, além da Celeste. E agora, Diego, que atua no Atlético de Madrid.