#OrgulloCeleste: Uruguai, rei da Copa América

Perdão, Messi, melhor jogador do mundo. Perdão, Brasil, pentacampeão mundial. Hoje a melhor seleção do continente é a do Uruguai, quarto colocado no Mundial 2010 e agora, campeão da Copa América 2011 – de novo ficando na frente dos dois arquirrivais históricos, a Argentina albiceleste e o Brasil canarinho. Raça, muita raça – com os 11 da Celeste não tem bola perdida – e excelente futebol traduzem hoje o futebol charrúa. 
Que primeiro tempo arrasador fez o Uruguai na final contra o Paraguai, disputada no Monumental de Nuñez. Que bolão joga o Luisito Suárez, raçudo e talentoso atacante hoje no Liverpool. Que golaço, o que abriu a grande vitória celeste em Buenos Aires! Melhor jogador e vice-artilheiro da competição. Que líder é Diego Forlán, que enfim desencantou na Copa América, com dois belos gols, um deles com assistência de Suárez. Que Copa ergueu o capitão Diego Lugano – um zagueiro que quando chegou ao São Paulo era tido como “o jogador do presidente”. Bom, então, que presidente o do São Paulo por ter apostado num cara que não tem medo de cara feia, defende sua seleção como se fosse o último prato de comida, e ainda leva muito perigo lá na frente com suas cabeçadas na bola aérea geralmente levantada por Forlán. Que goleiro bom (e sortudo) o Muslera, herói da classificação contra a dona da casa na quartas. Que campeão este Uruguai, agora o maior papão da Copa América. Já são 15 taças, contra 14 da Argentina e 8 do Brasil.

Parabéns, Muslera, Maxi Pereira, Diego Lugano, Sebastian Coates (prêmio de melhor jogador jovem), Cáceres (depois Godin), Diego Pérez (depois o bom Eguren), Arévalo Ríos, Álvaro Pereira (depois Cavani), and last but not the least,  Luís Suárez e Diego Forlán. Parabéns, Loco Abreu. Parabéns, Oscar Tabárez.

Parabéns Pedro Rocha, Pablo Forlán, Darío Pereyra, Rodolfo Rodriguez, Revetria, Hugo De León, Anchieta e tantos outros uruguaios que emprestaram sua inacreditável garra a clubes brasileiros. Vocês também são campeões.

E olha… Copa do Mundo no Brasil em 3 anos… final do Maracanã… Incluo a Celeste Olímpica entre as seleções favoritas. E não é só por superstição, não.

É pelo futebol. É pela garra. Pela determinação. Mas antes há uma longa eliminatória pela frente.

OS TÍTULOS DO URUGUAI NA COPA AMÉRICA

(Campeonato Sul-americano até 1967)

  1. 1916 (na Argentina)
  2. 1917 (no Uruguai)
  3. 1920 (no Chile)
  4. 1923 (no Uruguai)
  5. 1924 (de novo em casa)
  6. 1926 (no Chile)
  7. 1935 (no Peru)
  8. 1942 (em casa)
  9. 1956 (em casa)
  10. 1959/edição extra (no Equador)
  11. 1967 (em casa)
  12. 1983
  13. 1987 (na Argentina)
  14. 1995 (no Uruguai)
  15. 2011 na Argentina pela 3ª vez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.