Benfica e o Estádio da Luz

Visita que fiz à sede do Benfica, o imenso Estádio da Luz, que os adeptos encarnados também chamam de catedral. O Estádio da Luz foi erguido para a Euro 2004, ao lado da antiga casa benfiquista, de mesmo nome, depois demolida (deu lugar à construção de um condomínio). A visita é semelhante às outras tours, guiadas ou não, por grandes estádios. É possível circular por vários setores, como tribuna presidencial, camarotes, balneário (vestiário), salas de imprensa e TV e uma descida até o relvado (gramado). A questão é que o Estádio da Luz – novinho em folha – realmente é imponente. Aparenta comportar até mais do que os 65 mil espectadores (capacidade oficial).

A taça da “época” 1935-36: primeiro dos 32 campeonatos portugueses conquistados pelo Benfica

O clube encarnado ainda prepara o Museu do Benfica. Mas a visita inclui a exposição “Um Século de Futebol do Benfica”, uma galeria de relíquias, como bolas, históricas camisolas (uniformes), galhardetes (flâmulas), taças… O Glorioso SLB ganhou 32 ligas portuguesas e foi bicampeão europeu no começo dos anos 60 – um timaço treinado por Bela Guttman que tinha como grande destaque o moçambicano Eusébio, o Pantera Negra.

Em 60-61 e 61-62, bi da Taça dos Clubes Campeões Europeus, hoje Champions

Quem gosta do Benfica, de futebol português, acompanha a Liga à distância, pela TV, jornais ou internet, sabe que a história do Benfica está ligada à Águia, símbolo do clube. Advinhou qual é o final da visita ao Estádio da Luz?

Sim, ela. A águia Vitória, que aparece no estádio antes dos jogos do Benfica na catedral da Luz.As visitas ao Benfica – Estádio da Luz – são guiadas e têm vários horários (exceto dias de jogos). Os mais de 200 mil sócios do clube mais popular de Portugal contam com descontos ou mesmo isenção. Para os não sócios, a tour custa 10 euros. Mais informações no site do SLBenfica.pt .

Confira outras visitas por museus e memoriais de futebol.

Na semana que vem, visita aos Belenenses, também de Lisboa.

LINK: site do Benfica

2 comentários sobre “Benfica e o Estádio da Luz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s