Livro: “Os 11 Maiores Camisas 10 do Futebol Brasileiro”

Nesta terça-feira, 13 de abril, às 18h30 na livraria Cultura do Conjunto Nacional, o jornalista Marcelo Barreto lança o livro “Os 11 Maiores Camisas 10 do Futebol Brasileiro” (de uma série da editora Contexto, que começou com “Os 11 Maiores Técnicos…”, do Noriega). Marcelo Barreto está preparado para a polêmica, para motivar muita conversa de bar. Ele explicou à CBN que antes de mais nada a lista não trata de quem usou a camisa 10, mas jogou como “10”, na posição consagrada por Pelé, Zico, Riva, Ademir da Guia etc. O autor do livro já explica aos vascaínos que apesar de Roberto Dinamite ter jogado com a 10, era um típico “9”, preservando o grande ídolo de São Januário para um futuro livro sobre “os 11 maiores centroavantes”.

E quem foram os onze “camisas 10” eleitos pelo livro?

Zizinho, Pelé, claro, Ademir da Guia, Rivellino, Dirceu Lopes, Zico, Raí, Neto, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká estão na lista de Marcelo Barreto.

Alguém certamente irá considerar que Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho estão mais para 11.

E Gerson, o canhota, e o Didi? Na apresentação do livro, que você já pode ler no site da editora Contexto, Marcelo Barreto explica que os dois “conduziam o jogo no meio de campo, mas a tarefa deles começava lá atrás”.

Eu convido você a eleger aqui os seus 11 maiores camisas 10 brasileiros, na página de comentários. Não serão publicados comentários que o blogueiro considerar ofensivos ao autor do livro e jogadores. Cada um tem suas preferências, vamos respeitar e manter a discussão em alto nível, ok?

8 comentários sobre “Livro: “Os 11 Maiores Camisas 10 do Futebol Brasileiro”

  1. TIRAR O ROBERTO DINAMITE QUE SÓ É O MAIOR ARTILHEIRO DOS CAMPEONATOS BRASILEIROS E POR O NETO É BRINCADEIRA. DEVE SER COISA DE PAULISTA CORINTHIANO

  2. Olá, Marcos, obrigado pela visita e por deixar comentário. A explicação que o autor do livro, o Marcelo Barreto, dá na apresentação e em entrevistas sobre as escolhas, é que ele quis fazer uma lista sobre os jogadores que fizeram a função de camisa 10, e não os que jogaram com a 10, mas tinham outra posição – no caso do Roberto, atacante. E ele aposta que o Dinamite estará num próximo livro, sobre os maiores atacantes. De qualquer maneira, lista dá sempre pano pra manga e tome rodas de debates nos bares. Valeu?

  3. Faltou aí o Alex,o que ele fez em 2003 no Cruzeiro foi brincadeira,conquistou o mineiro,Copa do Brasil,e principalmente o Brasileiro,onde ele deitou e rolou com verdadeiras pinturas,como os gols por cobertura no Fluminense e São Caetano.Jogou demais.Talvez não está nessa lista por inexplicavelmente não ter disputado nenhuma Copa.

  4. É verdade, Fernando. Alex poderia estar nesta lista, poderia ter ido à Copa. Obrigado.

  5. O Alex é craque. Foi um dos melhores, mais brilhantes e mais decisivos jogadores que acompanhei.

    Com a camisa do Cruzeiro em 2003, Alex desequilibrou e ganhou praticamente sozinho a tríplice coroa.

    Mas continua sendo um dos jogadores mais injustiçados da história do fuebol.

  6. MARCELO “ARAGÃO” BARRETO,SOU UM GRANDE ADMIRADOR DO SEU TRABALHO,MAS PERMTA-ME DISCORDAR DE VOCÊ EM ALGUNS DOS SEUS ESCOLHIDOS .DEIXAR DE FORA O DJALMINHA E O ALEX(EX-PALMEIRAS E CRUZEIRO) E COLOCAR O “GORDINHO” DO NETO E O RAÍ,SÓ PODE SER UMA BRINCADEIRA DE MUITO MAU GOSTO.O NETO SÓ JOGAVA COM A BOLA NO PÉ,JÁ O RAÍ TEM COMO GRANDE MÉRITO,TER SIDO UM LÍDER NAQUELE TIME FANTÁSTICO DO SÃO PAULO NO FIM OS ANOS 80 COMEÇO DOS ANOS 90.

  7. O Sócrates era meia-armador camisa 10, hein. Muito mais camisa 10 que alguns nomes aí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.