Enfim, Iron Maiden num cinema perto de você.

[clearspring_widget title=”Iron Maiden – Flight 666″ wid=”49dc8b365684401c” pid=”49f47d62371777af” width=”280″ height=”480″ domain=”widgets.clearspring.com”]

Decolou em cinemas brasileiros Flight 666, documentário sobre a turnê 2008 do Iron Maiden. O site da banda anuncia para 25 de maio o lançamento em DVD e disco Blu-Ray, mais um CD duplo com a trilha sonora do filme (Heaven Can Wait, por exemplo, é no estádio Palestra Itália,1º de março de 2008). Clique ao lado para ler minha resenha do filme.
No começo dos anos 90, um certo fanzine chamado Headline publicou que só faltava um filme do Iron Maiden feito para o cinema. Pronto, não falta mais. Rolou no cine Odeon, na tradicional Cinelândia, centro do Rio, a pre-estreia mundial do “rockumentário” Flight 666, que acompanha a turnê do agora sexteto inglês da Índia ao Canadá, a bordo do avião Ed Force One, muitas vezes pilotado pelo vocalista Bruce Dickinson. No filme, as perfomances da banda são apresentadas praticamente na ordem dos shows de 2008, começando por Aces High. Só que entre uma música e outra, há depoimentos da banda e equipe, que mostram como cada músico é, ou aparenta ser, e fãs. Fãs que viraram músicos (Lars Ulrich/Metallica, Tom Morello, do Rage Against the Machine/Audioslave), fãs que falam indiano, japonês, inglês com sotaque australiano, espanhol com vários acentos e português do Brasil. Aliás, os documentaristas Sam Dunn e Scot McFayden (que já tinham filmado Metal:a Headbanger´s Journey e Global Metal) acharam um pastor de São Paulo 172 tatuagens relacionadas à Eddie pelo corpo, que inventou uma religião inspirada pelo Maiden(sério, com missa, batina e tudo!). É esse festival de idiomas e sotaques que, aliados à perfeita captação das músicas (em HD), com som potente (5.1), inspirado trabalho de câmera e edição ágil que fazem de Flight 666 um programão. Um filme feito por fãs, como os diretores fizeram questão de dizer, na entrevista dada no palco, junto com Nicko McBrain, após a projeção. Que os fãs de todo o mundo vão gostar.
Curiosidades sobre o filme Flight 666.
* Steve Harris é descrito como tímido pela filharada (1 rapaz e 4 moças, uma delas, a Lauren, faz os shows de abertura). E um fissurado no trabalho, a ponto de descer de avião e ir direto pra estúdio.
* Bruce Dickinson, que além de vocalista é piloto, aparece até com o colete amarelo da cia aérea Astraeus.
* Nicko McBrain é o tiozão da banda. Sempre pronto para uma piada, protagoniza as cenas mais engraçadas do filme. Adora jogar golfe! É o que gosta de fazer nas férias.
* O guitar hero Dave Murray também agora golfe. Quem diria, com aquela carinha redonda de inglês, ele diz que hoje em dia não dá para mais pra virar a noite na farra depois de um show. Que em vez de passar 6 horas no bar, joga golfe 5 horas e passa 1 hora no bar…
* Quem ainda gosta de curtir um pub é o Janick Gers, entrega Nicko…
* Adrian Smith aparece às voltas com suas guitarras e fala que às vezes os fãs exageram na marcação cerrada, mal deixando os roqueiros sair do hotel.
* Logo depois do show em Mumbai, na Índia, o documentário entra na van que leva banda de volta pro hotel. Bruce comenta admirado que o povo adorou Can I Play with Madness.
* No trecho brasileiro do filme, a música é Heaven Can Wait. Com aquele coro que reuniu um monte de fãs em cima do palco, no estádio Palestra Itália, em março de 2008. Como sempre, emocionante.
* Na Argentina, chama a atenção a quantidade de celulares gravando/fotografando o show, enquanto rola Fear of the Dark.
* No show de Los Angeles, aparecem várias celebridades nos bastidores. Lars Ulrich, reconhecidamente fãzaço da New Wave of British Heavy Metal, enaltece o Maiden. E pra minha supresa, o Tom Morello (guitarrista do Rage Against the Machine e Audioslave) se revela um maidenmaníaco também. Ainda aparecem Ronnie James Dio (Sabbath, Heaven & Hell), Scott Ian, do Anthrax, Kerry King (Slayer), Ronnie James Dio e Vinnie Appice (Sabbath, Heaven & Hell) – esse acompanha o ensaio de Nicko.

Veja em MovieMobz e Ingresso.com se Flight 666 passa na sua cidade.

2 comentários sobre “Enfim, Iron Maiden num cinema perto de você.

  1. Jota Lima,

    O blog está ótimo !! A entrevista com o beto ficou simples, direta e muito gostosa de ler.

    Grande Abraço e vamos todos ao cinema dar uma de headbangers!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.