
Foi por pouco! O Real Club Deportivo Mallorca é de 1916 e, no ano do centenário, escapou do rebaixamento para o terceiro nível do futebol espanhol (a Segunda B) na última rodada! Em maio, o blog Fut Pop Clube acompanhou uma vitória importante do Mallorca na luta para se salvar, o sofrido 1×0 sobre o Tenerife, em casa – o estádio de Son Moix, hoje rebatizado Iberostar Stadi.
Um sol para cada um dos 7.000 espectadores em Mallorca. Um público maior do que muitos jogos de primeira divisão do Brasileirão. Foi no sábado 14 de maio em que o Barça conquistou o título de La Liga, ao vencer o Granada por 3×0. Antes do jogo, parte dos torcedores do Mallorca acompanharam os momentos decisivos da primeira divisão.
Uma das atrações dentro do estádio foi uma pequena banda, que empurrou o Mallorca o tempo todo, inclusive uma ótima versão instrumental de “Seven Nation Army”, super hit dos estádios do White Stripes.

Em seus 100 anos de história, o Mallorca se equilibra entre as temporadas na primeira e na segunda. Na elite, seus melhores tempos foram no final dos anos 90, começo dos 2000. Ganhou uma Supercopa espanhola (1998) e uma Copa do Rei (2002-03). Aliás, como o Leganés, tema de post anterior, o Mallorca também contou com os gols do camaronês Samuel Eto’o, um dos maiores artilheiros da história do clube. Jogou nas Ilhas Baleares entre 2000 e 2004, antes de ser contratado pelo Barça.
Desde 1999 joga no Son Moix | Iberostar Stadi, que é um estádio olímpico. No entanto, atrás de um dos gols, há uma arquibancada metálica, que aproxima os torcedores do Mallorca de um dos gols.
A capacidade é para cerca de 24 mil mallorquinistas.