DSC07970Mais um estádio de La Liga “ticado” aqui pelo Fut Pop Clube. O estádio de Riazor pertence à prefeitura de A Coruña e nele joga o Real Club Deportivo, o Dépor, que em março de 2016 completou 110 anos de fundação.

Neste momento em que o Leicester pode ser campeão inglês pela primeira vez, algumas pessoas fazem uma comparação com o Super Dépor, campeão espanhol de 1999-90. Dois times tradicionais que viveram temporadas históricas! As homenagens a Bebeto e Mauro Silva estão já do lado de fora do Riazor e continuam dentro da loja oficial, a DeporTienda. Os provadores de roupa têm os nomes e números de Valerón (10) e Bebeto (11). 20160501_202443-1-1DSC07953
O Riazor é de 1944, passou por reformas grandes antes da Copa do Mundo de 1982 (quando A Coruña recebeu três partidas) e no final dos anos 90. Ficou com estilo inglês. Torcida bem perto do campo, ótima visão do jogo, excelente acústica – o que torna qualquer vaia ensurdecedora. Hoje tem capacidade para uns 35 mil torcedores.DSC07919

20160501_191538(0)As arquibancadas laterais têm linhas retas. As que ficam atrás de cada um dos gols são um pouco mais altas, e sobem num formato arredondado, como se a cobertura fosse uma onda, ou talvez uma baía. Aliás, um dos gols dá de fundo para a Playa de Riazor. O que ajuda a explicar o vento friozinho, num fim de tarde de primavera, começo de maio de 2016.DSC07921A outra, onde ficam os torcedores ultras, os Riazor Blues, dá para a torre de Marathón, fora do estádio.DSC07920

DSC07965
A torre de Marathón

Os Riazor Blues animam o Dépor quase que sem parar, e os cantos lembram mais as “hinchadas” argentinas. Puxam o restante dos torcedores em todo o estádio.

DSC07933Hora antes da partida, o “recebimiento” do ônibus do clube é bem barulhento e colorido.

DSC07915
“Recebimiento” caloroso da torcida deportivista ao ôniuis do time

Na “estreia” do blog Fut Pop Clube no Riazor, infelizmente, o Deportivo perdeu do Getafe, pela “xornada” 36 de La Liga 2015-2016.
O Dépor teve até a posse de bola, chutou razoavelmente a gol, mas o Getafe foi muito mais perigoso nos contra-ataques. Fez um gol em cada tempo (verdade que atuou com um a mais em parte da segunda etapa). Quando saiu o segundo gol do Getafe, parte da torcida deportivista começou a deixar o Riazor. E no finalzinho, a trave impediu o terceiro gol dos azulões da região de Madri – a bola percorreu toda a linha do gol. Também teve muita vaia e gritos de “fuera”!DSC07937

DSC07938
Os azulones do Getafe

O Azulão da região de Madri precisava desesperadamente da vitória para ficar vivo na briga para fugir do rebaixamento. A pequena torcida do Getafe cantou o tempo todo e logo que saiu o primeiro gol, gritou “Sí, se puede”.  Sim, pode sim, mas em penúltimo lugar a 2 rodadas do fim, o Getafe vai ter que jogar e rezar muito.

E o Dépor, quatro pontos acima do 18º, que abra o olho, se quiser jogar sua terceira temporada seguida na primeira divisão.
DSC07955

Ficha

Dépor 0x 2 Getafe
Deportivo: Manu Fernández; Laure (Juanfran), Arribas, Sidnei, Fernando Navarro (Oriol Riera); Pedro Mosquera, Celso Borges; Fede Cartabia, Luis Alberto, Fayçal Fajr (Cani) e Lucas Pérez.
Getafe CF: Guaita; Miguel Ángel (Cala), Vergini, Vigaray, Damián; Lacen; Pedro León, Medrán (Juan Rodríguez), Moi Gómez, Sarabia e Álvaro Vázquez (Stefan Scepovic).

Gols: Pedro León e Vigaray.DSC07952

Árbitro: Clos Gómez.
Cartão vermelho: Borges (do Deportivo – dois amarelos).
Cartões amarelos: Lacen, Sarabia, Vigaray, Cala, Medrán e Moi Gómez, do Getafe; Navarro, do Deportivo.DSC07950

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s