
Dica do Serginho, do programa Rock Flu. Há uns cinco anos, o Fluminense tem mostrado uma preocupação rara no Brasil com a história do clube. Tem um departamento pra isso, o Flu-Memória. Inaugurou uma bela Sala de Troféus [já visitada pelo blog – veja post anterior], fez exposições, homenagens a jogadores, lançou livros. Agora, se prepara para um filme, que partindo de um clube de futebol, não poderia deixar de ter um título provocante. “Nós Somos a História”. Abre aspas para o presidente do Flu, Peter Siemsen, na página do tricolor no Facebook: “É um projeto de grande importância não só para o Fluminense, mas também para a história do Rio de Janeiro. Foi no Fluminense que começou o futebol profissional no Brasil. A Seleção Brasileira disputou o primeiro jogo nas Laranjeiras. Do Fluminense nasceu a principal rivalidade do futebol nacional”.
O filme vai ser uma parceria do Flu com a produtora Multimix, que já conseguiu autorização pra captar recursos via Lei Rouanet. A ideia é atrair o apoio de empresários e torcedores tricolores.
– Vamos entrevistar os principais ex-jogadores, mostrar a paixão de milhões de torcedores, falar com torcedores ilustres, resgatar imagens de arquivo inéditas. Mostraremos como o Flu é apaixonante e fundamental na história da cultura nacional – disse Heitor D’Alincourt, do Flu-Memória, ao Facebook do Fluminense.