14 de fevereiro. Dia do Botonista, em homenagem ao nascimento de Gerardo Décourt, difusor do futebol de mesa, ou jogo de botão, Vale a pena conhecer este curta, dirigido por Felipe D´Andrea: “Vai pro Gol”.
O site do Museu do Futebol publica entrevista com o presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa:
http://www.museudofutebol.org.br/agenda-cultural/bate-bola-jose-jorge-farah-neto/
Desde que vi o filme de Felipe D´Andrea no CINEfoot 2012, estava louco para fazer um post sobre “Vai Pro Gol” e o futebol de botão. O post anterior foi o estalo.
“Dizem que tem mais de 100.000 botonistas no Brasil.”
Se a estimativa, citada por um dos entrevistados do documentário “Vai Pro Gol“, pode ter um quê de Nelson Rodrigues – já pensou, um Maracanã superlotado de botonistas brasileiros?- o certo é que todo fim de semana muita gente joga futebol de botão, ou futebol de mesa, esporte levado a sério pelos federados. Clubes de futebol como Corinthians, Nacional, Noroeste, Palmeiras e Santos, sociais como Círculo Militar e o Cisplatina FC ou especializados em botão como o Maria Zélia participam dos campeonatos. Fiquei impressionado com as imagens de inúmeras mesas, num campeonato disputado no belo ginásio do Círculo Militar, em São Paulo (frequentei esse clube na…
Ver o post original 110 mais palavras