“Taí o primeiro gol!”
Era assim que o locutor Luiz Noriega narrava os gols na TV Cultura de São Paulo – o canal 2 passava muitos e muitos VTs, nos anos 70, alguns logo depois das rodadas, numa época com bem menos futebol ao vivo na TV. Era ouro puro.
Por intermédio de um de seus filhos – o cronista e comentarista Maurício Noriega, o Nori, do Sportv – acabei de saber da morte de Luiz Noriega. Partiu hoje, 26 de dezembro, aos 82 anos.
Taí uma grande perda para a história da narração esportiva na TV e no rádio brasileiros, especialmente de São Paulo e de Pernambuco (onde Noriega trabalhou na rádio Tamandaré, então uma das Emissoras Associadas de Assis Chateaubriand).
Sem dúvida, Luiz Noriega marcou época e estará presente para sempre na memória de quem crescer acompanhando futebol em São Paulo nos anos 70. Pra quem tiver curiosidade, muitos gols desse período na rede têm a narração de Noriega.
Descanse em paz.
Pro Nori e sua família, um grande abraço solidário.
Força.
Assisti algumas partidas com transmissões dele no programa da Cultura Gol o Grande Momento do Esporte, achava curioso suas narrações em estilo bem sóbrio e clássica foi seus comentários da decisão de 3º lugar da Copa de 1978 entre Brasil e Itália no primeiro tempo a seleção jogou mal e tem uma hora que perde a paciência com o time e parece que vai deixar a transmissão, tenho a impressão que ele tem um filho que trabalha na imprensa esportiva.
Tem razão.
É o Maurício Noriega, comentarista do Sportv.