
Novas chances para ver A Copa Perdida (ou A Copa Esquecida, Il Mundial Dimenticato), que ganhou um dos prêmios de público da Mostra de SP, passou na Semana Pirelli de Cinema Italiano, e foi convocado para a mostra competitiva / longa-metragem do CINEfoot no Rio de Janeiro. A edição carioca do festival de cinema de futebol será entre 23 e 28 de maio.
A película de Lorenzo Garzella e Filippo Macelloni buscou inspiração no conto “El Hijo de Butch Cassidy”, do escritor e jornalista argentino Osvaldo Soriano (*1943/+1997), torcedor do Ciclón, o San Lorenzo. Trata-se de um “mockumentário”, um falso documentário sobre a suposta Copa do Mundo disputada na Patagônia, em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial. E o resultado é muitas vezes hilário… como as cenas que mostram as criativas câmeras usadas para “documentar” o “Mundial”… os gols impossíveis… o jeito com que os “juízes” expulsam jogadores de campo… e a figura roliça de certos “jogadores”. Aspas são uma boa mesmo para definir “Uma Copa Esquecida” (como fez o “Estadão”): um “documentário” entre aspas. E não é indicado apenas pra quem gosta de futebol e de filmes de futebol, não. Basta entender o humor das cenas. Tinha gente se esbaldando de dar gargalhada na sessão que eu vi.
Sessão no CINEfoot: segunda 27 de junho, a partir das 21h15, no Espaço Itaú de Cinema – Praia de Botafogo.
Veja o trailer do premiado “documentário” italiano.
- Um conto de outro escritor ‘hermano’, Roberto Fontanarossa, “Memórias de un Wing Derecho”, inspira uma animação em 3D do consagrado diretor argentino Juan José Campanella. Confira poster e trailer de “Metegol”, que estreia em Buenos Aires no meio de 2013.
Vou tentar não perder desta vez
Vou fazer tudo pra rever.
Vai hoje ou terça?
Vou tentar na terça. Hoje estou em Santos