Vale a pena ver de novo: “História do Futebol Carioca”.

Publicado em janeiro de 2011

Foi um gol de placa do pessoal do Globo Esporte Rio ! No meio de um programa esportivo, uma minissérie – de ficção, inspirada em fatos reais, uma espécie de “docudrama”. “História do Futebol Carioca” foi ao ar no começo de 2012, em cinco capítulos:

  1. o capítulo 1 recupera o prímeiro título do Vasco da Gama na primeira divisão do futebol carioca, em 1923, vencendo o racismo e o falso amadorismo. Os comerciantes portugueses davam uma graninha para os atletas negros treinarem. Os grandes da zona sul reclamaram, reclamaram, mas o Vascão levou a melhor em 1923, na então Liga Metropolitana de Desportos Terrestres.
  2. o segundo volta a 1912 para falar do primeiro Fla-Flu, o clássico das multidões que este ano completa seu centenário.
  3. o terceiro episódio conta a história do gol que deu o primeiro tricampeonato carioca do Flamengo (1942/43/44), da então Federação Metropolitana de Futebol.
  4. o capítulo 4 fala sobre o Botafogo campeão em 1948 na Federação Metropolitana de Futebol, depois de 13 anos, seu presidente Carlito Rocha e o amuleto da sorte, o cachorrinho Biriba.
  5. e o quinto capítulo contou a história do Sport Clube Mangueira, que não era verde-e-rosa, mas rubro-negro. E a contrário da Estação Primeira e do rubro-negro mais famoso, era um saco de pancadas…

Veja abaixo o primeiro episódio, sobre a bela história do Vasco da Gama, também retratada no clássico livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, de Mario Filho, vulgo Maracanã...

E mais…… aqui, o episódio sobre o primeiro Fla-Flu:

Agora, o capítulo sobre o primeiro dos cinco tricampeonatos cariocas do Flamengo, em 1942/43/44.

O episódio que explica a superstição ligada ao glorioso Fogão:

E enfim, a história do Sport Clube Mangueira, que levou a maior goleada do futebol brasileiro: 24×0 para o Botafogo, em 1909.

A série “História do Futebol Carioca” do Globo Esporte | Rio teve produção e roteiro de Rafael Pirrho; produção cinematográfica de Fábio Brandão; montagem: Erick Gurgel; narração do ator Paulo Goulart. E participação de grande elenco.
E televisão.
Mas parece cinema.
Tomara que saia em DVD, Blu-Ray…
LEIA MAIS

  1. 30 gols históricos do Gigante da Colina
  2. 30 Gols Históricos do Tricolor
  3. 30 Gols Históricos do Rubro-Negro
  4. 30 Gols Históricos do Glorioso


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.