Juventus. 87 anos do Moleque Travesso.

cartaz-divunet

Hoje é aniversário do tradicional Juventus, campeão da série B nacional em 1983. A final da Copa Federação Paulista, em 2007, é tema do filme indicado neste post, o curta-metragem Juventus Rumo a Tóquio. Acompanhe o texto que publiquei na estreia, o dia em que um cinema virou rua Javari.

Javari lotada para Juve x Linense. Foto: http://rumoatoquio.wordpress.com/
Javari lotada para Juve x Linense. Foto: http://rumoatoquio.wordpress.com/

Camisas grenás tomaram a Sala de Cinema Lima Barreto, no Centro Cultural São Paulo, para estreia do filme Juventus Rumo a Tóquio. O filme de Rogério Zagallo, Helena Tahira e Andrea Kurachi foi exibido na sessão Unidos na Paixão, do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em 2009. O programa começou com “Fiel Torcida“, vídeo sobre a organizada do Corinthians. Depois, “Coração Pontepretano“, obra de torcedor, gravado numa reta final de série B em que a Macaca escapou por pouco da queda, tem um certo humor para encarar a paixão dos alvinegros de Campinas por um clube que montou timaços e disputou taças paulistas nos anos 70. O alto astral dos nordestinos e uma edição ágil se destacam em “Loucos de Futebol”, curta sobre a torcida do Fortaleza – impressionte festa dentro e fora do Castelão; rivalidade com a do Ceará sobra até para emissoras de rádio… Tia Ruth e outros apaixonados pela camisa vermelha do América carioca são os personagens de “Unido Vencerás“, feito pela Raça Filmes no torneio Rio-São Paulo 2002 em que o Sangue lutou pra não cair até a última gota. América, Fortaleza, Ponte Preta, Timão… mas quem jogou em casa nessa sessão de curtas foi o time grená da Mooca.

Como nos filmes anteriores, o tema de Juventus Rumo a Tóquio é muito menos a bola rolando do que a apaixonada torcida que lotou o estádio da rua Javari para a final da Copa Federação Paulista contra Linense, em 2007. Quem ficasse com a taça, ia para a Copa do Brasil seguinte, daí o título do curta. Não vou contar quanto foi o jogo, recomendo que você que não acompanha o Juventus não procure o resultado na internet, porque o final foi dramático. E como os juventinos que coloriram de grená o cinema do CCSP chegaram a cantar “Dá-lhe Juve, dá-lhe Juve” durante o filme, os sons da tela e da plateia se mixaram. O resultado? Emocionante sessão, como uma final. Torcedores de clubes que estão sempre disputando títulos, mas também são loucos pelo mundo do futebol, hão de entender essa paixão por um time.

Veja aqui vídeo com reportagem do Jornal da Globo sobre os curtas de futebol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.