La Roja histórica! Espanha na final!

São Paulo, 7 de julho de 2010

Querido tio Pepe
Escrevo assim que acabou essa apertada semifinal de Copa do Mundo. E não é que a sua Espanha, com a base do seu FC Barcelona, da sua querida Catalunha, venceu uma jovem e poderosa Alemanha? Eurocampeã dois anos atrás, La Roja -ou a Fúria, como ainda chamamos aqui no Brasil- está numa final de Copa do Mundo pela primeira vez!
A parada era duríssima, contra uma Alemanha multicolorida – cheia de poloneses, descendentes de tunisianos, turcos, ganeses, até centroavante nascido em Santo André. Multicultural, como a França campeã do mundo em 1998.
Especialmente no segundo tempo, a Espanha conseguiu impor seu espetacular toque de bola… Impressionante como trocam passes perfeitos Xavi e Iniesta, nossos velhos conhecidos do meio de campo do Barcelona. Curioso: os números da camisetas se invertem. No Barça, Xavi é o 6; Iniesta, o 8. Na selección,  é o contrário.
Os madridistas Casillas, Sérgio Ramos (avançando à beça) e Xabi Alonso também jogaram muito bem.
Córner batido por Xavi. Puyol, defensor raçudo que é símbolo do Barcelona e da Catalunha, cabeceia livre pro gol. 1×0.
Pedro, jovem atacante do Barcelona, foi um pouco fominha, perdeu a chance de ampliar.
Acho que a Alemanha sentiu falta daquele camisa 13 bom de bola, não o Ballack, mas o jovem Thomas Müller. Vai ter que disputar o 3º lugar como em 2006, agora contra o Uruguai – espero que com a volta de Lugano e Suárez. Mas desde já esse jovem time da Alemanha é candidatíssimo a disputar o título em 2014, aqui no Brasil. Já imaginou uma final Brasil x Alemanha, no Maracanã?
E depois de tantas “finais antecipadas” (Alemanha x Inglaterra, Alemanha x Argentina, Brasil x Holanda, Alemanha x Espanha),  Holanda e Espanha farão a grande decisão. Xavi, Iniesta, Puyol, Piqué, Busquets, Pedro, Victor Valdés (a armada “blaugrana” na seleção espanhola, sem falar no artilheiro David Villa, recém-contratado pelo Barça) terão oportunidade de –além de conquistar o sonhado Mundial – dar uma vingadinha da derrota para a Internazionale do carrasco holandês Sneijder nas semifinais da Champions League. Desta vez, Sneijder não terá a companhia de Júlio, Lúcio, Milito, Eto´o, Mourinho etc. Mas de Robben, Kuyt, Van Persie, Van Bommel, Van Bronckhorst (momento José Simão: só falta o Van Halen! hahaha!). Que vontade de estar no Soccer City domingo!
Este Mundial 2010 na África do Sul, que ameaçou se tornar uma “Copa América”, virou quase uma “Euro 2010”. Chato não ter Brasil e/ou Argentina nas semifinais. Mas esta Copa – que levantou tantas dúvidas e críticas – até que foi bem legal, com muita emoção. Teremos um campeão inédito, que se juntará ao restrito clube dos donos de taças do mundo, frequentado por Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra e França. E que venha 2014.

Grande abraço

João Ricardo Lima

Manchetes dos sites:

A melhor Espanha entra em sua primeira final de Mundial”

Espanha acaricia a glória mundial”

Espanha está na final com uma lição de futebol”


Leia também:
Um passeio pelo Museu do Barça e Camp Nou.

4 comentários sobre “La Roja histórica! Espanha na final!

  1. bom meu amigo, antes de tudo, gostaria de estar no meio das torcedoras de Oranje no próximo domingo!

    acho melhor eu ficar sem palpite, pra quem eu torci até agora deu adeus!

    mas eu acho que a Holanda deve levar!
    o que seria bem legal, lembrando 36 anos atras, a verdadeira Laranja Mecânica!

    abraço

  2. Belo texto João !

    Eu vou torcer pela Espanha, gosto mais do futebol de toques da Fúria, e acho que ela vai ganhar. Meu único senão é a falta de um homem gol, para transformar em bola na rede as inúmeras jogadas bem tramadas por eles. A laranja vai virar suco…hehe

    Abração !

  3. Hola Joao Ricardo!

    Gracias por tu comentario y tu enhorabuena sobre la última victoria de mi querida España. Lástima que no puedo responderte a la altura, pues me considero un “analfabeto” en fútbol.
    ¡Aun así, puedes estar seguro que el domingo estaré con la Roja a tope deseándoles que por fin consigan esta victoria inédita!

    Un gran abrazo,

    Pepe

  4. Que tal, tío?
    Gracias por sus palabras!
    Pena não estar aí ou no estádio Soccer City domingo.
    Surte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.