E aqui, jogo para 932 pagantes…

Estádios lotados, filas de sócios para comprar carnês que valem para temporada toda, todo tipo de quinquilharia com as cores e símbolos do time ao alance de qualquer torcedor ou turista… Enquanto clubes europeus faturam até 401 milhões de euros numa temporada (aqui, mais sobre o relatório Deloitte), os grandes clubes brasileiros gastam a maior parte do primeiro semestre nos estaduais, que fora clássicos e decisões de turno, são um enorme fracasso de público. Vasco jogou ontem no Engenhão para 932 pagantes… Seu arquirrival Flamengo – time de maior torcida do país,  jogou no Maraca para 2.190 pagantes (o número de não pagantes foi maior). Ok, semana fria e molhada no Sudeste… Mas olha só as médias de público dos estaduais, que o jornal Lance! publicou na edição impressa de quarta-feira (portanto antes desta rodada de meio de semana):

Campeonato Paranaense: 2.341 pagantes.
Baiano: 3.171
Paulistão (Paulistão? talvez a partir das semifinais…): 4.886
Mineiro: 5.780 (até 6ª rodada)
Estadual do Rio: 6.131
Pernambucano: 6.934

A mesma edição do Lance! publicou um quadro com as médias de público nas seis principais ligas europeias.

A média de Portugal está na faixa de 10 mil pagantes/jogo.
França, quase 20 mil.
Itália (em queda): perto de 24 mil.
Espanha (subindo): cerca de 28.500.
Inglaterra: 34.000
Alemanha (em alta): quase 43 mil por jogo.

O objetivo da manutenção dos estaduais não era estimular as rivalidades locais, dar o direito de torcedores do interior de ver os grandes, proporcionar boas rendas no interior? Em São Paulo, nem clássico está lotando estádio… Também, né? Dirigentes de grandes e pequenos aproveitam qualquer ocasião para explorar o torcedor e cobrar preços exorbitantes. Há um excesso de jogos, rodada quarta, rodada domingo. Não há bolso que aguente por tão pouco futebol. Torcedores de Fla, Corinthians, Inter, São Paulo e Cruzeiro certamente preferem economizar para a Libertadores.

Não defendo o fim dos estaduais, mas uma completa reformulação. Menos clubes, menos rodadas. Mais decisão. Nada de fórmulas mistas tipo NBA ou torneio João Havelange… 19 rodadas para definir 4 semifinalistas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.