Argentina x Brasil em Rosário, 5/9/09, entrou para história como o jogo em que o escrete canarinho de Dunga carimbou sua classificação para a Copa do Mundo 2010. 3 a 1. Gols de Luisão e Luís Fabiano. Luís Fabuloso e mais uma vez decisivo – duas vezes decisivo – a segunda logo depois que o foguete de Dátolo deixou o placar num perigoso 2×1.
O Brasil venceu com Júlio César (gigante, outra vez), Maicon, Lúcio, Luisão e André Santos; Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano (Daniel Alves) e Kaká; Robinho (Ramires) e Luís Fabiano (Adriano).
Certamente esse jogo merece entrar para o top 5 recente do derby sul-americano que eu publiquei no espaço de comentários deste post, antes do jogo. Topa votar no seu Top 5 dos confrontos Brasil x Argentina?
Eu começo. Vamos lá, por ordem cronológica.
-Brasil de Telê 3×1 Argentina com don Diego, no Mundial de 82, que está no Top 15 do livro do PVC sobre “Os 50 maiores jogos das Copas do Mundo” – vamos deixar de lado o 0x1 de 1990…
– Brasil 4 x 2, num amistoso disputado em Porto Alegre, 1999. Três gols de Rivaldo!
– Final da Copa América de 2004: o Brasil arranca o empate no último lance com Adriano, o imperador, e vence nos pênaltis.
– Final da Copa das Condeferações 2005. 4 a 1 fora o show. O que foi a linha de passe no quarto gol, hein?
– Brasil 3×0 Argentina, amistoso disputado depois da Copa de 2006, já com Dunga no comando – espetáculo de Kaká.