
Minutos de silêncio… braçadeiras de luto… o gesto do Cavani… cantos e faixas de torcidas… distintivos em telões e uniformes… hashtags. Foram muitas e tocantes as homenagens do futebol mundial – noves fora o tributo campeão do Atlético Nacional -às vítimas do acidente com o avião da Chapecoense, que matou 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, dirigentes, jornalistas, tripulantes. Teve um FUERZA CHAPECOENSE até antes do maior clássico do mundo, o Barça-Madrid desta tarde.
Preparei um álbum com algumas das camisetas de muitos times do Brasil, da América do Sul e da Europa que já incluíram homenagens à Chape, seja com o escudo original, seja com a versão de luto do distintivo.
Neste post, destaco uma das mais bonitas demonstrações de solidariedade ao campeão catarinense. A camisola que a equipa do Sporting usou hoje, no jogo contra o Vitória de Setúbal, no estádio Alvalade, em Lisboa. Além disso, os adeptos do leão cantaram “Vamos, Vamos Chape…” por volta do minuto 71 – número de mortos nesse acontecimento que comoveu o mundo todo.


Fotos: redes sociais do Sporting – http://www.sporting.pt/
Na frente, o emblema da Chapecoense ficou no lugar da marca da patrocinadora NOS, que abriu mão da publicidade no peito. Na parte traseira dos equipamentos sportinguistas, a hashtag #ForçaChape.
Com este gesto, o Sporting Clube de Portugal pretende colocar-se ao lado de todos aqueles que sofreram e sofrem com esta tragédia e manifestar um profundo pesar a todas as famílias e amigos das vítimas.”
Nesses últimos anos, choramos, rezamos e nos solidarizamos com vítimas de atentados e acidentes no mundo, como os ataques em Paris. Esta semana, sentimos a tragédia aqui ao lado, ligada ao esporte que mais gostamos, levando gente que víamos nos estádios e na televisão ou ouvíamos no rádio. Tantos talentos, como tanta vida pela frente, de uma só vez. Pelo menos aprendemos que o carinho do planeta bola ajuda a confortar um pouco.
Obrigado, Sporting, obrigado a todos os clubes.
Mais camisetas com homenagens à Chape neste link aqui.