Agora, ninguém pode dizer que o bicampeão espanhol não tem banco, não tem elenco. O Barça foi às compras, gastou mais de 120 milhões de euros e se reforçou em quase todos os setores. Fundamental ter banco para manter o nível alto na temporada toda, em tantas competições… La Liga, Champions e Copa do Rei. Paco Alcácer, delantero da seleção da Espanha que era titular do Valencia, sabe que é quarto atacante. Entrará quando um dos integrantes do trio Messi-Suárez-Neymar não tiver condições de entrar ou ficar em campo. Por outro lado, o Barça viu a partida de dois campeões natos: o goleiro Bravo e o lateral Dani Alves. O holandês Cillessen (certamente contratado pelo jogo com os pés) deve ser reserva de Ter Stegen, já um recordista de passes certos. Veja as caras novas.
IN>: Paco Alcácer (centroavante espanhol, ex-Valencia); Jasper Cillessen (goleiro holandês, ex-Ajax, herda a camisa 13 de Bravo); André Gomes (meio-campo campeão da Euro 2016 com Portugal, outro ex-Valencia); Samuel Umtiti (zagueiro da seleção da França, ex-Lyon); Lucas Digné (lateral, França, ex-PSG), Denis Suárez (meio-campo criado na base do Barça, esteva no Sevilla e Villarreal).
OUT< : Claudio Bravo (Manchester City), Daniel Alves (Juve), Munir (emprestado ao Valencia), Adriano (Besiktas), Tello (emprestado à Fiorentina), Douglas (emprestado ao Sporting de Gijón), Bartra (Borussia Dortmund), Hallilovic (Hamburgo), Sergi Samper (emprestado ao Granada), Vermaelen (emprestado à Roma), Montoya (Valencia), Alex Song (Rubin Kazan), Sandro (Malaga).
*** Estrelas ***: o trio MSN, o maestro Iniesta, Piqué, Rakitic, Busquets, Mascherano… o turco Arda Turan começou bem a temporada.
Brasileiros: Neymar e Rafinha, já que Dani Alves e Adriano saíram e Douglas foi emprestado. O zagueiro Marlon, emprestado pelo Flu ao Barça B, foi inscrito na Champions e pode ter chances.
O elenco todo:
Definidos os números dos jogadores do @FCBarcelona para a temporada. Confira! https://t.co/J21sOkADt2 pic.twitter.com/DykkU5N5zK
— FC Barcelona (@fcbarcelona_br) 1 de setembro de 2016
//platform.twitter.com/widgets.js
- 1 Ter Stegen
- 3 Piqué
- 4 Rakitic
- 5 Sergio Busquets
- 6 Denis Suárez
- 7 Arda Turan
- 8 Iniesta
- 9 Suárez
- 10 Messi
- 11 Neymar
- 12 Rafinha
- 13 Cillessen
- 14 Mascherano
- 17 Paco Alcácer
- 18 Jordi Alba
- 19 Digné
- 20 Sergi Roberto
- 21 André Gomes
- 22 Aleix Vidal
- 23 Umtiti
- 24 Mathieu
- 25 Masip (terceiro goleiro)
Técnico: Luis Enrique
Uniformes: Nike. No uniforme 1, as listras azuis e grenás (agora praticamente vermelhas) voltaram a ser verticais.
O uniforme 2, roxo com detalhes em cor de rosa, ficou muito bonito e moderno.
Estádio: Camp Nou, para pouco mais de 99 mil culés. Média na liga passada: 78.342. A foto abaixo é do mosaico antes do último dérbi catalão, uma manita, 5×0 no Espanyol, na campanha do bi, em maio de 2016.