- Rolê do blog Fut Pop Clube pelo Museu Benfica | Cosme Damião – visitado em maio de 2016, entre o 35º título nacional português e o da sétima Taça da Liga.

O Museu Benfica | Cosme Damião está no complexo do estádio da Luz, que inclui megalojas (uma só da Adidas e outra do Benfica), restaurantes, 2 pavilhões (ginásios), piscina coberta. Foi idealizado em 2009 e inaugurado em 2013, gestão de Luis Filipe Vieira, atual presidente benfiquista. E quem foi o Cosme Damião? Jogador, técnico, cartola e, claro, torcedor, foi um dos fundadores do Sport Lisboa e Benfica em 1904 (“mil, novecentos e quatro” é um dos refrões dos adeptos encarnados).

Aliás, o torcedor benfiquista é o tema de uma plataforma elevatória com projeção em videowall. Bela homenagem!
O agora tetracampeão português (atualizado em maio/2017) tem o estádio da Luz como ‘catedral’. O atual estádio (para 65 mil pessoas) foi inaugurado em 2003 e já sediou uma final de Eurocopa (2004: deu Grécia contra Portugal) e uma de Champions (2014, no dérbi madrilenho em que o Real bateu o Atlético na prorrogação).
A versão anterior da Luz era bem ao lado da atual catedral e chegou a comportar 120 mil adeptos!

Aliás, a seção “Chão Sagrado” mostra num mapa de Lisboa todos os campos que o Benfica usou, das Terras do Desembargador, da Feiteira, de Sete Rios, do bairro Benfica e de Amoreiras ao Campo Grande, antes da Luz.
Há uma linha do tempo do Benfica e de Lisboa. Num corredor, o visitante relaciona a história do clube com acontecimentos mundiais.
Muitas telas interativas mostram as campanhas, os elencos, os números das grandes conquistas do Benfica, como a Taça dos Clubes Campeões Europeus, nome que os portugueses davam ao que hoje é a Champions. O Glorioso SLB foi bicampeão europeu, dois títulos seguidos, em 1960-1961 (ainda sem Eusébio) e 1961-62, já com o Pantera Negra.
Como não poderia deixar de ser, o craque nascido em Moçambique merece um destaque todo especial na visita ao museu. Eusébio fez 614 jogos pelo Benfica. Com centenas de golos, ganhou duas Chuteiras de Ouro como maior artilheiro europeu e uma Bola de Ouro. Faturou 11 campeonatos portugueses.


E como tem taça!

Até maio de 2017, são 36 campeonatos/ligas da primeira divisão portuguesa, 25 Taças de Portugal, 7 Taças da Liga, 6 Supertaças de Portugal, 1 Taça Latina e o bicampeonato europeu.
Isso só do futebol, sem contar as outras modalidades em que o Benfica investe.


O guarda-redes brasileiro Julio César aparece no álbum “De Águia no Peito”. A seção Mestres da Bola lista treinadores como o brasileiro Otto Glória, o húngaro Béla Guttmann, bicampeão europeu (depois rogou uma praga danada pro Benfica quando não renovou contrato), Jorge Jesus (que trocou o Benfica pelo rival Sporting), o atual, Rui Vitória … e você sabia que o Mourinho dirigiu o Benfica? Foi em 2000-2001.
Enfim, é um museu com muita tecnologia. Mas uma parte de “camisolas” também chama a atenção. São réplicas dos belos equipamentos encarnados usados desde o começo do século XX. E o melhor é que a loja do Benfica (não a da Adidas) vende essas camisas retrôs, com a etiqueta do Museu Benfica | Cosme Damião.
- Informações úteis:
O Museu Benfica fica junto ao estádio da Luz e abre todos os dias, das 10h às 18h. Em dias de jogo, aberto até ao início da partida. Fecha em 1º de janeiro e 25 de dezembro. Adultos pagam 10 euros para visitar só o museu e 15 euros para visitar museu mais o estádio (valores de 2016).
- Metrô: estações Alto dos Moinhos Colégio Militar/Luz (dentro de um shopping center, o Centro Comercial Colombo).
- Clique: museubenfica.slbenfica.pt/
- Curta: facebook.com/MuseuBenficaCosmeDamiao