Que golaços do lateral-esquerdo da seleção espanhola contra a Nigéria, não? Jordi Alba mostrou uma tranquilidade de dar inveja a muito camisa 9 de ofício -ao receber o lançamento de 45 metros do seu colega Villa-, na hora de driblar o goleiro e fazer o 3º gol da Espanha, no último domingo em Fortaleza. Eis que descubro no canal do Barcelona no You Tube o vídeo “o espírito de atacante de Jordi Alba”. Mostra que o jovem catalão de L´Hospitalet de Llobregat jogava de meia-atacante, atacante ou ponta -às vezes com a 10- nos seus tempos de “canteras” do Barça. E fazia belos gols. Grande garoto!
Jordi Alba cresceu na base do Barça, foi pro Valencia e acabou voltando pro clube formador pela bagatela de 14 milhões de euros. E para essa grande seleção espanhola. Talento puro. Dá gosto ver.
Uma informação interessante passada pelo Belletti (ex-Barça) na transmissão do Sportv. Lá, todos os jogadores têm que treinar defesa e finalização – não importa se são do ataque, meio-campo ou defesa. O que explica muita coisa. Já li que na base do Barça os times da garotada têm que jogar no esquema tático oficial do time principal (4-3-3) e os guris atuam em várias funções.
O futebol brasileiro ainda precisando algo assim, pra algumas pessoas não ficarem defendendo que craques como o Neymar precisam ir pra Europa para evoluir.
Aliás, o Brasil precisa de tanta coisa! Em todos os campos.