Quanto vale o $eu time? (2009)

Publicado em 28/12/2009

Deu no esporte do Estadão deste domingo. A reportagem Marcas que valem uma fortuna (link aqui) mostra um estudo da Crowe Horwath RCS sobre o valor da marca de cada um dos 12 maiores clubes do país. Segundo a reportagem, a Crowe Horwath RCS leva em consideração torcida, receitas, marketing, estádio, bilheteria e mídia. Flamengo, Corinthians e São Paulo lideram o ranking, com valores acima de 500 milhões de reais. O Palmeiras vem em quarto, com 420 milhões. Inter e Grêmio disputam mais um Gre-Nal- no entanto, com cifras bem abaixo dos 4 líderes desse ranking. Colorado, 231 milhões; tricolor, 214. Num patamar abaixo, Cruzeiro (139) , Santos (135), Vasco (122). Depois, Fluminense, 109. Botafogo, 97. E supresa, o Atlético Mineiro (clube de massa, sempre liderando rankings de público nos campeonatos) aparece apenas em 12º, com 92 milhões de reais, segundo o estudo.

Esse ranking e os valores dos novos patrocínios de camisas que circulam por aí (Flamengo, R$28 milhões; Corinthians, até R$60 milhões, somando todos os patrocínios) me fez lembrar uma conversa de jornalistas-torcedores semana passada. Será que com essa concentração de renda, o Brasileirão (que já teve 14 campeões diferentes desde 1971) tende a ser dominado por três, quatro, cinco grandes clubes? Será que a lista dos campeões ficará mais restrita ao fechado clube dos que hoje são hexa (São Paulo, Flamengo), tetra (Corinthians, Palmeiras, Vasco) ou tri (Inter)? Com um Cruzeiro, Grêmio ou Santos beliscando de quando em vez? De maneira geral -e vamos ver como o Vasco vai se comportar em 2010-, são esses 8 ou 9 times que estão sempre brigando pelas vagas para a Libertadores. O que você acha?
Segundo o estudo da Crowe Horwath RCS publicado no Estadão, de 2003 para cá, a receita dos 12 maiores clubes brasileiros cresceu 115%. Mas quando se compara com a Europa… a marca do Flamengo, avaliada em 568 milhões de reais, fica atrás da do Lyon, apenas o 12º no ranking europeu. O clube melhor avaliado é o Manchester United (sua marca vale 3 bilhões e 200 milhões de reais).

4 comentários sobre “Quanto vale o $eu time? (2009)

  1. Acho que concentrar-se-á nos Top winners. Flamengo vem bem há vários anos e tem tudo pra recuperar o tempo perdido. Acredito no Flu chegando bem nas competições. A dupla Gre-nal é sempre candidata. Zeiro é forte há quase 20 anos. Um time que torço muito pra ganhar algo mais que estadual é o Galo. Quem sabe com Luxa??

    Em SP, o tricolor e o Corinthinas devem ser os fortes.

  2. Levantamento interessantíssimo, João. Seria interessante também comparar o valor de cada marca com a dívida de cada um destes clubes. Uma boa parte certamente teria um passivo ainda maior que o seu valor de marca.

  3. Bem provável, uma vez que os clubes pagam crifras astronômicas a técnicos e jogadores – esse é o lado ruim de repatriar.
    Fogacinha, obrigado pela visita e comentário. Feliz ano novo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s