Balanço do Brasileirão 09

Adriano: campeão, artilheiro, bola de prata e de ouro. FOTO Maurício Val VIPCOMM

O ano em que o Rio de Janeiro vibrou com a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016 terminou bem para o futebol carioca. Flamengo campeão da Série A. Vasco campeão da Série B. Fluminense (numa reação espectacular) e Botafogo de salvaram do rebaixamento. Só não é bom se acostumar a frequentar essa zona. Olha o caso do Náutico. Há anos, ficava no cai não cai. Em 2009 caiu. Com ele, o arquirrival Sport. Sinal amarelo para o futebol do Nordeste, com 2 dos 4 clubes rebaixados da Série A para a B. Dos 4 que sobem da Segundona, só o Ceará é do Nordeste (fará companhia ao Vitória). Acho que os clubes do Nordeste deveriam deixar as rivalidades um pouco de lado, se reunir e procurar soluções. Será que não valeria a pena voltar a ter uma Copa Nordeste, diminuindo o nº de datas dos estaduais? É só uma ideia, pessoal.

[clearspring_widget title=”Widget” wid=”49c3e1bf0f1fc196″ pid=”4b366b5b5843476e” width=”200″ height=”360″ domain=”widgets.clearspring.com”]

A lamentar profundamente, a violência de parte da torcida do Coritiba, rebaixado no ano do centenário. Agora, clube e os torcedores de bem vão pagar o pato, provavelmente com uma longa interdição do Estádio Couto Pereira.

Digna de nota também a reação do Cruzeiro, após a ressaca da Libertadores perdida para o Estudiantes. No segundo turno, fez os mesmos 40 pontos do Flamengo. Na última rodada, beliscou uma vaga na Libertadores 2010. Por ironia, com um gol de Kléber, o gladiador, que fez juras de amor ao Palmeiras. Que investiu muito, era considerado um dos favoritos ao título, mas terá que disputar Copa do Brasil e Sul-Americana.

Victor (Grêmio), Jonathan (Cruzeiro), Miranda e André Dias (São Paulo) e Kléber (Inter); Guiñazu (Inter), Pierre (Palmeiras), Petkovic (Fla) e Marcelinho Paraíba(Coritiba); Adriano (Fla) e Diego Tardelli (Galo). Esses são os 11 premiados com a Bola de Prata da revista Placar. Adriano levou ainda a Bola de Ouro de melhor jogador do Brasileiro. E Diego Tardelli, a Chuteira de Ouro, como artilheiro do ano todo.

Marcelinho Paraíba também faturou o Troféu Armando Nogueira. Hoje a noite tem a festa do Craque do Brasileirão.

Dois times paulistas, um carioca, um gaúcho e um mineiro disputarão a Libertadores 2010.

O Flamengo entra no grupo 8, com Universidad de Chile, Caracas e o vencedor da disputa entre um time argentino e um chileno.

O Corinthians (campeão da Copa do Brasil) disputa o Grupo 1 ao lado de Cerro Porteño, um time colombiano e o vencedor do confronto entre Racing do Uruguai e outro colombiano.

O São Paulo está no Grupo 2. De cara enfrenta o Once Caldas na Colômbia. O grupo terá ainda um paraguaio (Nacional ou Libertad) e um mexicano.

O Internacional disputa o Grupo 5 com Cerro do Uruguai, Deportivo Quito e o vencedor de um confronto entre um time argentino e um equatoriano (LDU ou Emelec).

O Cruzeiro disputa um mata-mata antes contra o Real Potosí, da Bolívia. Se passar, entra no grupo 7. Terá pela frente o Vélez Sarsfield, o Deportivo Itália, da Venezuela, e um clube chileno que pode ser Universidad Católica ou Colo-Colo.

Vai começar tudo de novo… time se poupando nos estaduis e mesmo no começo do Brasileirão por causa da Libertadores (e da Copa do Brasil) -dois torneios, aliás, que vão parar pra Copa do Mundo…

Um comentário sobre “Balanço do Brasileirão 09

  1. Campeonato equilibrado (por baixo).

    Campeao penou pra vender o Gramio C, que nao se esforcou muito pra vencer, apesar de todo mundo achar que sim. Foram ao Maraca pra nao perder escancarado e conseguiu.

    Sao Paulo e Inter mostraram irregularidade o tempo todo e pagaram caro.

    Palmeiras foi a maior decepcao e prova-se que pagar 400k a tecnico e a centroavante medalhao nao ganha campeonato.

    Parabens a Marcio Braga pela coragem de manter Andrade e mostrando que Flamengo ganha muito mais quando tem tecnico caseiro (haja vista Carpeggiani e Carlinhos no passado).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.