Não faltam gols ao CD Coração de 5 Pontas, do qual fiquei sabendo pelo Blog do Birner. O músico Hélio Ziskind (autor da trilha do Cocoricó, entre outros programas infantis) compôs e gravou o disco, idealizado por Rui Branquinho (publicitário que bolou as camisetas 92 93 05 e a série de produtos que começou como 4-3-3), e lançado agora pela gravadora MCD. Sim, tem o hino tradicional do São Paulo, mas numa doce versão mais para o frevo, e em outra, instrumental. Também uma porção de músicas inéditas que contam para a criançada a história do tricolor paulista, desde o São Paulo da Floresta, as dificuldades, a refundação do clube em 1935, os tempos em que treinava no Canindé, o domínio do Paulistão na década de 40, os anos de jejum durante a construção do Morumbi (“São Paulo era um calhambeque/ e os outros passando a 120”, canta Ziskind), a inauguração do estádio, os grandes títulos – nacionais, continentais e mundiais – e os ídolos, desde o mulato com nome de alemão, Friedenreich, passando por Leônidas e a famosa linha média Rui-Bauer-Noronha, Serginho Chulapa, Darío Pereyra, Oscar, Careca, Raí, até Rogério Ceni.
Não ficaram de hora os 5 anos de história do chamado São Paulo da Floresta, também SPFC, fundado há 80 anos, num 25 de janeiro, por boleiros descontentes com o fim do futebol no Clube Atlético Paulistano (vermelho e branco) e na Associação Atlética das Palmeiras (uniforme preto e branco). O campo da A.A. das Palmeiras era a Chácara da Floresta, que chegou a ser o maior estádio paulista, e rendeu o apelido do precursor do São Paulo F.C. de hoje.

São Paulo da Floresta que é tema de 3 músicas no comecinho do CD do Hélio Ziskind. Viajando pelo Tempo lembra do Paulistano, “pai do tricolor” e do craque Friedenreich. Em Era Uma vez um Lugar, Hélio Ziskind descreve o campo da Floresta, “na beira do rio Tietê… uma arquibancada de madeira/e uma cerca branca ao redor” e o título paulista de 1931 (tema da ilustração acima, do Gustavo Duarte, presente no encarte do CD). A taça do Paulistão de 1931 está lá, no Memorial do São Paulo Futebol Clube, no Morumbi. A falência do tricolor da Floresta também é cantada no CD Coração de 5 Pontas. Seguida pela segunda fundação, em dezembro de 1935. O resto é história, ou letra e música de Hélio Ziskind.
Dá para ouvir todas as músicas aqui, no hotsite criado pela MCD.