Da lama aos caos.

Grande Recife, 16 de junho de 2013
wpid-2013-06-16-09.44.05.jpg

Rolê do Fut Pop Clube pela Arena Pernambuco, um dos estádios da Copa de 2014, em noite de Espanha 2×1 Uruguai, pelo grupo B da Copa das Confederações 2013. Mas também poderia chamar de perrengue. Perrengue para chegar ao estádio, mesmo saindo com quatro horas de antecedência de Boa Viagem, o bairro onde estão os hotéis no Recife. E aí é que mora o primeiro problema: a Arena Pernambuco foi construída em outro município, São Lourenço da Mata. Pra chegar lá, de transporte público, tem que fazer algumas baldeações e enfrentar superlotações em trens, plataformas e ônibus, que fazem o “shuttle” entre o estádio (oops, arena) e a estação de Metrô mais próxima (Cosme e Damião). No shopping Recife, saída 3, perto do Parque das Esculturas, com o ingresso na mão, tive direito a pegar de graça um ônibus até o Metrô. Até aí tudo bem, era um ônibus atrás do outro e o trajeto até a estação Joana Bezerra foi curto. Na estação Joana Bezerra, tomei o Metrô até a estação Recife, de onde partem os trens para a região da Arena Pernambuco.
Tem que pegar o trem sentido Camaragibe e descer na estação Cosme e Damião. Em cada estação, o trem vai lotando… na tarde deste domingo, com chuva, pelo menos um trem circulou com velocidade bem lenta. Olha a lotação na foto abaixo.

DSC02374
16 de junho de 2013: vagão do Metrô do Recife superlotado, no caminho da Arena Pernambuco

Quando finalmente cheguei à estação Cosme e Damião, olha como estava lotada a plataforma.

DSC02376
Torcedores dos países visitantes também passaram por isso. O que é eles vão dizer?
DSC02378
Da lama ao caos

Da estação Cosme e Damião, é necessário pegar um ônibus para o novo estádio, também de graça nos dias de Copa das Confederações. Poderia haver mais organização de filas… e um pouco mais de educação das pessoas que pegam a condução. Como por exemplo, respeitar quem está na frente.
O ônibus para a cerca de um quilômetro da Arena Pernambuco. Caminhada sujeita a chuva (como a que caiu domingo), não tem onde se proteger. Na frente do estádio, há um posto de detector de metais – um espaço apertado. Os funcionários não fazem a mínima questão de ajudar o torcedor a deixar objetos na bandeja, como aquela dos aeroportos. Em volta desse posto, estava tudo alagado. Resultado: tênis encharcado.
A Arena em si é bacana, sem dúvida. Padrão Fifa, padrão dos estádios mais modernos da Europa. Mas será que era necessária, numa capital com tantos problemas sociais como Recife, que já tinha três estádios? No domingo de Espanha x Uruguai, faltaram funcionários com capacidade de informar corretamente os locais dos ingressos – pelo contrário, um até passou informação errada. E aí fica aquele constrangimento. “Este lugar é o meu”. “Não, é o meu”.

DSC02384
Arena Pernambuco, 16 de junho de 2013: uma hora e 15 minutos antes da partida.

E se quase duas horas da partida já havia filas nas lanchonetes, imagine no intervalo…

Este slideshow necessita de JavaScript.


Para evitar uma grande muvuca na saída, em busca de transporte, o jeito foi deixar a Arena Pernambuco minutos antes do fim da partida – ouvi do lado de fora o grito de gol do Uruguai. Mesmo assim, havia já uma grande fila para pegar o ônibus de volta para a estação Cosme e Damião do Metrô. Lá cheguei às 21h28. E daí em diante o trem seguiu normalmente até o centro do Recife. Mas ouvi relatos de quem levou três horas para chegar em casa.
DSC02427
Claro, há uma vontade das autoridades de acertar, é oferecido transporte à Arena. Veja o site http://www.pernambuconacopa.com.br/pt/index.php. Pra mim, o erro foi construir um quarto estádio tão longe. Eu me pergunto se em dia de jogo do Náutico num meio de semana, às 22h, haverá esse esquema de transporte. E como será a chegada de torcidas num clássico, Náutico x Santa, Náutico x Sport? O próximo jogo na Arena Pernambuco é Itália x Japão nesta quarta-feira, 19 de junho, também às 19h. Uma das seis partidas da Copa do Mundo será também às 19h. Sofrimento certo para o torcedor voltar ( e pasmen, haverá 2 jogos às 13h!).

De resto, palmas para o torcedor pernambucano, maioria absoluta nesse grande jogo que foi Espanha 2 x1 Uruguai. Aplaudiu, vaiou… Começou torcendo pelo Uruguai, vibrou com as boas jogadas da Espanha, vaiou os jogadores que apareciam no telão com faltas feias… Fez a ola… Vaiou quando a Espanha administrou demais o jogo,  ovacionou o uruguaio Diego Forlán quando ele entrou, no meio do segundo tempo… e quando o jogo ficou chato, começou com gritos de guerra dos times da terra. Sport, Tricolor e Timbu.DSC02415
Link: hotsite do governo de Pernambuco – saiba como chegar à Arena Pernambuco

4 comentários sobre “Da lama aos caos.

  1. É, as coisas não andam bem. Acho que, enfim, esses protestos mostram o cansaço em não receber nunca nada em troca. Vai em mais algum jogo? abs

  2. Que perrengue. Aqui no Brasil as coisas são feitas para complicar. Fui no falecido Maraca.
    ver México e Itália. Gostei do jogo e da organização. Não gostei dos preços extorsivos dos alimentos, da torcida xoxa e do estádio excessivamente padronizado. Mas pretendo voltar. Não sei como vai ser um Flamengo x Vasco, não tem segurança para esse tipo de jogo. Aliás todo mundo citou o “clássico dos milhões”, meio que tá virando um bordão. Senti mais saudades do futebol como era nos anos 80. Dizem que é para frente que se anda mas nesse caso prefiro andar para trás.

  3. Aquela festa de bandeiras… acho que nunca mais, né?
    Uma das coisas que senti falta na Arena Pernambuco foi um placar -eletrônico ou não – como os de antigamente.
    Acho que no Maraca também não tem mais placar, só os telões, certo? Daqui a pouco, essa expressão “placar” vai acabar… vai ser só telão…
    Obrigado pelo comentário, Gustavo.
    Grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.