
A torcida rubro-verde comemora hoje os 92 anos da Associação Portuguesa de Desportos. A querida Lusa foi fundada em 14 de agosto de 1920, com a fusão de cinco clubes da comunidade portuguesa em São Paulo: Portugal Marinhense, A.A. Marquês de Pombal, E.C. Lusitano, A.A. 5 de Outubro e Lusíadas F.C . Depois, haveria uma fusão com a Associação Atlética do Mackenzie College e por um tempo o time foi conhecido como Portuguesa-Mackenzie (fonte: site oficial).
A atual campeã da Série B do Brasileirão (numa campanha histórica, em 2011) foi campeã paulista em três oportunidades: 1935, 1936 (ambos no campeonato da APEA, Associação Paulista de Sports Athleticos; em ambos superando o tradicional Ypiranga) e em 1973, título dividido com o Santos de Pelé, por causa do erro de Armando Marques na contagem dos pênaltis, num Morumbi lotado.
A Lusa também ganhou duas vezes o Torneio Rio-São Paulo, nos anos 50: 1952 e 1955.
Tanta gente boa a Portuguesa já revelou… Djalma Santos, Enéas, Dener, Ricardo Oliveira, Zé Roberto (hoje no Grêmio). Também passaram pela Lusa nomes como Dicá, Zé Maria, Leivinha, Julinho Botelho etc. Confira a galeria dos craques, no site oficial da Portuguesa.
- Dica de leitura: “Lusa – Uma História de Amor”, de Orlando Duarte – tema de um futuro post.