Pré-estreia: “O Poder do Soul”

Logo mais, tem  “avant-premiere” do filme “O Poder do Soul/Soul Power”, visto na Mostra de Cinema de SP.

Sexta-feira que vem,  o doc entra em circuito normal. Leia o que escrevi no entusiasmo da primeira sessão.

Kinshasa, capital do Zaire (hoje Congo), setembro de 1974. Os produtores Hugh Masekela e Stewart Levine inventaram um festival de música para aproveitar o auê da luta de boxe pelo título mundial entre os peso-pesados Muhammad Ali e George Foreman.

Zaire 74 reuniu feras como James Brown, godfather of soul, BB King, o rei do blues, Miriam Makeba, Celia Cruz, Bill Withers (que vozeirão!), The Crusaders, o conjunto vocal The Spinners e outros. 35 anos depois, sai o filme O Poder do Soul (Soul Power). Um documentário tradicional de concerto, mas se você está atrás de um bom balanço, de música de alta voltagem, como eu, pode ir brincando.

O ditador do Zaire à época, Mobutu (apoiado pelo governo norte-americano em plena era da guerra fria), cedeu estádio, mas não deu mais grana para Zaire 74.Foram três dias que sacudiram o país centro-africano. E o filme é um belo documento do festival, com direito a várias falas de Muhammad Ali, que aproveita a fama para criticar asperamente o preconceito contra os negros nos EUA.

James Brown, que figura! Estrela maior de Zaire 74, encerra O Poder do Soul. Mas gostaria de destacar também as perfomances de Bill Whiters (acústico), de Celia Cruz com as Fania All-Stars e a maravilhosa música latina e, para quem gosta de blues como eu, um jovem BB King, bbk_africadvdsolteirão, arrepiando com “The Thrill Is Gone”. Cada um aparece no filme com música apenas (com exceção do soul brother James Brown). Mas o show do rei do blues no Zaire 74 pode ser encontrado por aí, com um pouco de sorte, no DVD BB King Live in Africa 74(leia mais), capinha ao lado. Longa vida ao blues! Longa vida ao rei!

Site original do filme de Jeffrey Levy-Hinte. Com trailer, fotos e muitas informações. Página do filme no site da Sony Pictures/Brasil.

Um comentário sobre “Pré-estreia: “O Poder do Soul”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.