
Mais de 700 álbuns, postais, cartazes, selos, carteirinhas, figurinhas e ingressos de Copas do Mundo estão na mostra Futebol de Papel. É a nova exposição temporária do Museu do Futebol -começa no sábado 30/11/13, às 10h. A entrada é gratis até meio-dia.
O acervo pertence a 12 colecionadores, 5 clubes, à Biblioteca Nacional e ao Instituto Von Martius. Uma parte da mostra é de originais, em vitrines. Algumas coleções foram digitalizadas e vão ser apresentadas num totem multimídia.
Deve ser coisa para gastar horas e horas vendo cerca de 80 álbuns, mais de 100 figurinhas e 40 ingressos de Campeonatos Mundiais e partidas históricas, como a cerimônia de inauguração do próprio estádio do Pacaembu (que abriga o Museu do Futebol), em 1940.
Há espaço para o “jogo do bafo” com figurinhas, mesas de pebolim (totó – Metegol!) e um game em o visitante constrói o seu próprio mosaico animado.
Neste sábado da inauguração da mostra Futebol de Papel, rola o 11° Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol, com o tema “3ª Camisa e impressos”. É das 13h às 17h, na área externa do Museu.
Pra terminar, é bom saber que às 21h tem jogo no Pacaembu. Corinthians x Internacional. Casa cheia para a Fiel se despedir do técnico Tite.

Exposição Futebol de Papel
Endereço: Museu do Futebol
Local: Praça Charles Miller, s/n
Quando: 30 de novembro (sábado)
Horário de abertura da exposição: 10h (até as 12h, a entrada no Museu será gratuita)
Curadoria: equipe de conteúdo do Museu do Futebol
Concepção curatorial: Leonel Kaz
Cenografia e direção de arte: Jair de Souza Design
Colecionadores: Moacir Andrade Peres, Giacomo Albanese, Marcos Túlio Nastrini, Cláudio Pinto Gonçalves, Antonio Munhoz, Antonio Fiaschi, Leonardo Romano, Família Corrêa, Marco Antonio Lopes da Silva, Walter Salton e Marcelo Monteiro.
Times: Botafogo de Futebol e Regatas, São Paulo Futebol Clube, Associação Portuguesa de Desportos, Santa Marina AC e Associação Atlética Açucena.
Horário de Funcionamento do Museu: 9h às 18h (bilheteria até às 17h)
Entrada: R$6, sendo que estudantes, professores e idosos pagam meia-entrada
*Pessoas com deficiência não pagam entrada
*Todas as quintas a entrada é gratuita
*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul. Cada folha vale por três horas, e pode ser adquirida a preço oficial na bilheteria do Museu.
Tel.: (11) 3664-3848