Taça Brasil

Embrião do Campeonato Brasileiro ou precursora da Copa do Brasil? O certo é que a Taça Brasil dava vaga para a Libertadores (aliás, foi criada para isso: definir o time brasileiro classificado para a versão sul-americana da Copa dos Campeões da Europa, hoje Champions League). E a Taça Brasil premiou timaços, como Santos de Pelé, o  Bahia (primeiro campeão), a Academia do Palmeiras, o Botafogo e o Cruzeiro de Raul, Piazza, Dirceu Lopes e Tostão. Em formato mata-mata, reunia de forma regionalizada os campeões estaduais (de modo geral). Os vencedores da Taça do Brasil (PS: oficializados como campeões brasileiros pela CBF em novembro de 2010):

  • 1959 – Bahia campeão. Vice: Santos. Artilheiro: Léo (Bahia), 8 gols. O site do Bahia publicou um especial sobre os 50 anos da grande conquista.
  • 1960 – Palmeiras campeão. Vice: Fortaleza. Artilheiro: Bececê (Fortaleza), 7 gols. O alviverde – treinado por Oswaldo Brandão – tinha no gol Valdir Joaquim de Moraes e nomes como Djalma Santos, Valdemar Carabina, Zequinha, Humberto Tozzi, Chinesinho e o capitão Julinho Botelho.
  • O Memorial das Conquistas do Santos tem réplica do manto clássico do Peixe na Década de Ouro: os anos 60
  • 1961 – Santos campeão. Vice: Bahia. Artilheiro: Pelé, 7 gols.
  • 1962 – Santos bicampeão. Vice: Botafogo. Artilheiro: Coutinho (Santos), 7 gols. O site do Santos dá as escalações da 2ª partida decisiva, em que o Peixe fez 5×0 no Fogão. Santos: Gilmar, Lima, Mauro e Dalmo, Zito e Calvet, Dorval, Mengálvio, Coutinho (Tite), Pelé e Pepe.  Botafogo: Manga, Rildo (Joel), Zé Maria e Ivan (Jadir), Airton e Nilton Santos, Garrincha, Edson Quarentinha, Amarildo e Zagalo.
  • 1963 – Santos tricampeão. Vice: Bahia. Artilheiro: Pelé, 8 gols.
  • 1964 – Santos tetracampeão. Vice: Flamengo. Artilheiro: Pelé, 7 gols – 3 só na finalíssima. O site do Santos publica a campanha campeã.
  • 1965 – Santos pentacampeão. Vice: Vasco. Artilheiro: Bita (Náutico), 9 gols (o Santos não disputou a Libertadores de 1966, quem diria). Artigo com foto no site do Santos.
  • 1966 – Cruzeiro campeão.
    Site Oficial do Cruzeiro

    Vice: Santos. Artilheiros: Toninho Guerreiro (Santos) e Bita (Náutico), 10 gols. Foram 2 jogaços: 6×2 para a Raposa no Mineirão e nova vitória cruzeirense no Pacaembu, em 7 de dezembro de 1966: 3×2. O site oficial do Cruzeiro publica a campanha celeste e as fichas das finais contra o então pentacampeão.

  • 1967 – Palmeiras campeão. Vice: Náutico. Artilheiro: Chiclete (do Treze, de Campina Grande), com 6 gols
  • 1968 – Botafogo campeão. Vice: Fortaleza. Artilheiro: Ferreti (Botafogo), 7 gols.

Leia também:

Fontes:

4 comentários sobre “Taça Brasil

  1. era o inicio do verdadeiro campeonato nacional, portanto nada mais justo que unificar aqueles campeoes, que alem de tudo eram verdadeiros esquadroes do futebol nacional, e indo contra aqueles que acha e comparam com a atual copa do brasil, pois na taça brasil eram equipes da primeira divisao do futebol brasileiro, ja a copa do brasil sao times de todas as divisoes nacional, esta a grande diferença que muitos nao querem enxergarm ou seja alem de tudo sendo o principal campeonato do pais na epoca era de altisimo nivel e dava vagas para duas equipes disputarem a libertadores , nada mais justo que unificar os titulos com o brasileirao de hoje.

  2. Tem isso, não tinha pensado. Realmente, a Copa do Brasil é mais parecida com o formato de copas nacionais da Europa, em que entram times de todas as divisões – e não entram os times da Libertadores.

  3. Coloquem no google “sabatina sobre a taça brasil” blog odir cunha, vejam através das repercussões da imprensa da época, que estes 2 torneios taça brasil e torneio roberto gomes pedrosa tinham a mesma importancia que os brasileirões após 1971.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.