Metallica 2.0

Aproveito que foi anunciado show extra do Metallica no Morumbi (31 de janeiro) para falar um poquinho do segundo álbum do quarteto. Quando Ride the Lightning foi lançado, no segundo semestre de 1984, o impacto foi imediato. Um dedilhado suave anuncia o ataque nuclear de Fight Fire With Fire. A velocidade, o peso, a rifferama, os solos e os cabelões estavam lá, mas a produção, quanta diferença!Lars Ulrich, James Hetfield, Cliff Burton e Kirk Hammett se enfurnaram mais de mês no estúdio do produtor Flemming Rasmussen, na Dinamarca, país de Lars, e de lá saíram com um discão. Pode até não ser o melhor do Metallica para a maioria (o grupo ainda faria muito disco bom…), mas tem clássicos do thrash metal como a citada abertura, For Whom the Bell Tolls (inspirada no livro do Ernest Hemingway; que linha de baixo! veja  no Rock´n´Roll Hall of Fame 2009) e as sensacionais Creeping Death (que refrão é esse? demais!) e power ballad Fade to Black, maravilhosa nos seus 6 minutos e 55 segundos! Na época, Creeping Death também saiu em EP e CD single com duas ótimas covers: Am I Evil, do Diamond Head, e Blitzkrieg, da banda de mesmo nome.

No livro em formato de CD The Compelte Guide to the Music of Metallica, os críticos Mick Wall e Malcolm Dome contam que o período de gravação do segundo disco do quarteto enfrentou algumas turbulências, como negociações com gravadoras. Uma delas chegou a comemorar a contratação da banda, mas como os exceutivos queriam regravar algumas coisas, a banda ficou meio melindrada e o selo perdeu a concorrência. Mick Wall e Malcolm Dome também contam que depois do Ride the Lightning choveu banda de thrash querendo gravar com o produtor Flemming Rasmussem, para tentar obter o mesmo sonzão do Metallica. Mas o dinamarquês preferiu dizer não.

LINKS:

Textos do Fut Pop Clube sobre os documentários Metalda mesma turma que fez o Flight 666 – e Get Thrashed, ambos com participação do Metallica.

Para quem não conhece, dá para ouvir uns pedacinhos no site oficial do Metallica.

Página oficial da turnê no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.