Lado D

Um time grande viajar mais de 6 horas de ônibus para jogar no interior é notícia. Na série D, quarta divisão do Campeonato Brasileiro, isso é a rotina, é a regra. Como mostrou a excelente série exibida semana passada pelo Jornal da Globo: 4ª Divisão: o Lado D do Futebol (dá para ver ou rever as 5 reportagens neste link aqui). 900 jogadores disputam a “D”. A média salarial? 800 reais. Uma da reportagens mostra um atleta que treina de dia e, à noite, trabalha de segurança. Também tem a fé dos torcedores do Santa Cruz, que costuma levar um público de Série A ao Arrudão. Vale a pena conferir o trabalho do Andrei Kampff, Ari Júnior, Carla Canteras, Paulo Martin, Albano Santos e Flávio Berto Filho. A Série D tá tolando e faltam duas rodadas para o fim da primeira fase. Veja como estão os grupos.O grupo 1, da região Norte, é o único com 3 clubes. Nacional de Manaus tem 6 pontos e 1 jogo por disputar. O Roraima soma 3 pontos, mas ainda tem 2 compromissos. E o Genus, de Porto Velho, 3 pontos e um jogo mais.

No grupo 2, do Norte e Maranhão, o São Raimundo (do Pará) lidera, com 9 pontos em 4 jogos. Atrás, Moto Club (MA), Cristal (AP) e Tocantins.

No grupo 3, do Nordeste, o Alecrim, do Rio Grande do Norte, atingiu 10 pontos em 4 jogos. Está bem na fita, contra clubes como o Treze-PB, o querido Ferrim (CE) e o Flamengo(PI).

O outro grupo do Nordeste, o 4, também é disputado por times tradicionais. O Sergipe, líder com 7 pontos, o Central de Caruaru, com 6 PG, o Santa Cruz, com apenas 5 (acorda, Santinha!) e o CSA, hein, com apenas 3. Faltam 2 jogos para os quatro clubes.

No grupo 5, clubes do Sudeste e Bahia. E o Macaé se garantiu na próxima fase, 4 vitórias em 4 jogos, campanha 100%, 12 pontos. Sobrou uma vaga para Rio Branco (ES), Fluminense de Feira de Santana (BA) e Atlético (BA).

Grupo 6, do Sudeste: Tupi de Juiz de Fora lidera, 10 pontos; estão na briga Paulista de Jundiaí e Madureira, o tricolor suburbano. O Friburguense não tem mais chances.

Grupo 7, também do Sudeste. Uberaba na frente, 8 PG. Uberlândia e Ituano ainda vão fazer 3 partidas. Mirassol completa.

O grupo 8, do Centro-Oeste, é liderado pelo Araguaia (MT), 10 PG. Brasília e Anapolina estão na briga. O Crac soma apenas 1 ponto.

Grupo 9, do Sul e Mato Grosso do Sul, tem  a Chapecoense na frente: 10 PG. Mais Ypiranga (RS), o tubarão Londrina e o Naviraiense (MS).

Enfim, grupo 10, do Sul: Zequinha líder. O São José, de Porto Alegre, soma 9 PG. Seguido pelo Corinthians-PR e Brusque. Pelotas tem apenas 1 pontinho…

Como você vê, a Série D tem clubes de todas as regiões. Só o o estado do Acre não está representado. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a próxima fase, já em mata-mata, ida-e-volta.

Pena que esse regulamento seja cheio de fases… são 6 ao todo… lembrando campeonatos dos anos 70 (tempos de “onde a Arena vai mal, um clube no Nacional”).

E o caráter eliminatório – foi mal nas 3 primeiras partidas? perdeu mata-mata? tá fora!- em nada contribua para criar um mercado de trabalho estável. Aliás, o desemprego no futebol foi um dos temas das reportagens do Jornal da Globo.

Um comentário sobre “Lado D

  1. Valeu JLima!!
    Aliás, seu blog é muito bacana, parabéns meu amigo!!!
    Abrs
    Flavinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.