A média da 16ª rodada do Brasileirão foi de 28.279 pagantes. Em todo o campeonato, Palmeiras, Flamengo, Corinthians e Atlético têm médias acima de 26 mil torcedores. E aos domingos, a sessão das 11 da manhã caiu no gosto do povo. Tanto que já temos 2 jogos nessa faixa. A média das partidas disputadas às 11h de domingo até agora é excelente: 25.091 torcedores por jogo.
Bom, agora que os torcedores de times de massa contam com estádios confortáveis e modernos e começam a gostar do campeonato, espero que os cartolas não mudem o formato de disputa. O Brasileirão tem que ser por pontos corridos, ponto.
Mata-mata? Já tem a Copa do Brasil. A Libertadores. A Sul-Americana. Os estaduais. E poderia ter outros regionais, como a Copa do Nordeste.

Se rodada a rodada o Brasileirão 2015 começa a fazer sucesso de público e os programas de sócios bombam, os clubes daqui ainda estão atrasados em décadas no que diz respeito à globalização de suas marcas. Na segunda-feira, o caderno de esportes de “O Globo” trouxe uma reportagem e um infográfico sobre as excursões dos grandes europeus por países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Cingapura. Em 11 jogos envolvendo Barça, Manchester United, Chelsea, Benfica e PSG nos EUA, a média de público foi de 45.641 espectadores/partida.
Sem falar nos milhões de que os gigantes ganham nessas excursões. A consolidação da marca. A fidelização de novos torcedores / consumidores, que certamente vão comprar mais e mais camisas desses times.
Por aqui, a temporada nem começou e já dá pra encontrar nas lojas esportivas camisas 1 e 2 dos grandes times europeus. Tem até modelo infantil, uns 29 reais mais em conta.